Objetivos

O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.

O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.

O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola. Todas as escolas candidatas à Bandeira Verde devem ter o seu Eco-Código divulgado na escola, preferencialmente no Regulamento interno.

A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar.

Quem pode concorrer

Ao Concurso Nacional Eco-Código podem concorrer todas as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas.

Nota: A participação neste concurso, necessita de inscrição na plataforma Eco-Escolas.

Definição do trabalho

Deverá tratar-se de um trabalho coletivo, onde o envolvimento e participação dos alunos é fundamental.  A estratégia de elaboração do Eco-Código será da responsabilidade do Professor Coordenador do Programa em cada escola. O(s) Eco-Código(s) deverão ser discutido(s) pelo Conselho Eco-Escola.

Prazos

Submeter a informação solicitada na plataforma Eco-Escolas até 18 de junho de 2021.

Prémios

Votação pelo Júri

1º PRÉMIO
1 tablet

2º PRÉMIO
1 máquina fotográfica digital

3º PRÉMIO
1 disco externo USB

MENÇÕES HONROSAS
kit pedagógico

Votação pela Comunidade Virtual

1º PRÉMIO
1 tablet

2º PRÉMIO
1 máquina fotográfica digital

3º PRÉMIO
1 disco externo USB

MENÇÕES HONROSAS
kit pedagógico

Nota: O trabalho premiado pelo Júri com o 1º lugar vai ter impressão de 2500 exemplares e distribuição por todas as Eco-Escolas em 2021.