As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
Durante o período de confinamento foi disponibilizada aos alunos a ficha de monitorização do comedouro, para que eles efetuassem o registo das aves que utilizavam os seus comedouros. De regresso ao ensino presencial, no decorrer das aulas de Ciências Naturais, os alunos divididos em pequenos grupos efetuaram os registos nos comedouros entretanto colocados nos espaços exteriores da Escola.
Os alunos também foram convidados a descarregar no telemóvel a aplicação “BirdNet” e identificar através do canto da ave, as espécies presentes junto de suas casas e no recinto escolar.
O trabalho de pesquisa sobre as principais espécies de aves características da nossa região foi proposto como um trabalho inserido no tema do oitavo ano “Ecossistema: interações seres vivos – ambiente”. A partir desses trabalhos de pesquisa foram preenchidas as fichas de identificação das espécies.