As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
A colocação dos comedouros ocorreu em duas etapas distintas: Em fevereiro, durante o ensino à distância, em casa dos alunos e em abril, quando regressamos ao ensino presencial, no recinto escolar.

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Durante o período de ensino à distância, nas varandas e nos jardins em casa dos alunos.
Quando regressamos ao ensino presencial, nas árvores e arbustos (carvalhos, cedros e pinheiros) existentes no recinto escolar.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Este projeto foi proposto aos alunos como um trabalho de pesquisa inserido no tema do oitavo ano “Ecossistema: interações seres vivos – ambiente” no decorrer do primeiro período. Este trabalho incluía a pesquisa sobre as principais espécies de aves características da nossa região e a construção de um comedouro onde foi privilegiada a reutilização de materiais. Os comedouros foram construídos em casa com a ajuda dos pais e devido ao confinamento, os comedouros foram colocados nas varandas e jardins dos alunos. Posteriormente foram selecionados através de votação, três comedouros por turma e quando regressamos à Escola, os mesmos foram colocados nas árvores e arbustos existentes no recinto escolar.