As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB1/JI de Caparide (Cascais)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
JI e turma 3º/4º E

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
19 de março de 2021

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
No JI- Os comedouros e bebedouros foram colocados no exterior da seguinte forma: dois à frente do edifício do JI, de forma a poderem ser observados dentro da sala; dois no meio do recreio do JI, e um último pendurado num ramo na janela da sala ocupada pelas AAAF, de forma a poder ser observado a partir do interior da sala.
Na turma do 3ª/4ª-Os comedouros foram colocados no espaço do recreio, em diversas árvores que podem ser observadas a partir da sala do 4º ano, a qual fica no 1º andar da escola.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
No JI o projeto teve início no retomar das atividades depois da quarentena.
A partir do tema da primavera e dos pássaros, e utilizando o tema da Reciclagem e Reutilização de materiais de desperdício, falou-se na hipótese de construir comedouros para atrair os pássaros através de pacotes de leite trazidos de casa.
Foram construídos 5 comedouros com pacotes de leite e 4 com laranjas que foram colocados no exterior do JI, em locais que poderiam permitir a observação mais próxima das aves quando viessem comer aos comedouros. Construídos os comedouros e bebedouros foram colocados em árvores estratégicas.
No 3º e 4ª ano-Durante o período do E@D, foi solicitado aos Encarregados de Educação que, juntamente com os seus educandos, elaborassem os comedouros em casa, uma vez que não havia certezas de quando se retomariam as aulas presenciais.
Foi ainda solicitado que, na elaboração dos comedouros, fossem utilizados diversos materiais recicláveis.