As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
5ºano

N.º de Participantes:

Data de colocação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Final do 2ºperíodo - durante o mês de março, no decurso do E@D.

Localização da instalação do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Os comedouros e bebedouros construídos pelos alunos e com o envolvimento dos pais, foram colocados nos quintais ou jardins do alunos, por estarem na modalidade de ensino online.

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do(s) comedouro(s)/bebedouro(s):
Durante as aulas online foi lançado o tema aos alunos das turmas A e B do 5ºano, na disciplina de oferta complementar CEDART. O objetivo era promover a atividade física e lúdica nos alunos, devido ao número de horas em frente ao computador nas aulas online. Este facto aleado a que este desafio, permitiria ajudar as aves, aumentar nos alunos o seu conhecimento sobre as espécies mais comuns da sua região e terem um maior contacto com as mesmas. A utilização de comedouros/bebedouros potenciaria ainda a observação das espécies de aves no jardim ou quintal do aluno e a responsabilização e envolvimento destes na conservação das mesmas, sendo por isso uma boa ferramenta para a prática da Educação Ambiental.
Assim, os alunos e professora exploraram o Regulamento do desafio. Pesquisaram na internet (Pinterest) outros formatos de comedouros/bebedouros.
Os alunos reuniram os materiais que tinham em casa e com a ajuda dos pais, construíram os comedouros e bebedouros. Alguns alunos realizaram também ninhos artificiais para aves.
No decurso das aulas eram explicadas as técnicas de construção: medição, corte, recorte, colagem, união e as ferramentas usadas. Realizaram inicialmente um pequeno esboço do comedouro/bebedouro.
Depois de construídos, foram colocados no exterior de casa de cada aluno. Parte do tempo da aula online, era dedicado à manutenção das infraestruturas e à observação das aves, por ser no final da tarde. Os alunos com a ajuda do telemóvel mostravam em direto o que observavam e eram ajudados pela professora, na identificação das espécies.