As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Atividade 3 - Divulgar as aves

Ano de Escolaridade:
Educação pré escolar

N.º de Participantes:
61 crianças

Público-Alvo:
Crianças da educação pre escolar

Registo Fotográfico:

Breve descrição do que consiste o trabalho e como foi realizado:
O projeto começou com a observação de uma garça a alimentar-se dos peixes no lago da escola, que deu origem a um levantamento das espécies de aves que se podiam observar no espaço exterior. Para tal as crianças estiveram atentas aos pássaros que poisavam ou voavam no exterior. A seguir pesquisámos para saber mais sobre algumas espécies, recorrendo à Internet, livros, enciclopédias, informação dos E.E. e pessoal auxiliar. Incentivando a capacidade de pesquisa, o gosto e o respeito pela natureza, a expressividade e a curiosidade, as crianças foram convidadas a realizar uma pesquisa em casa sobre a temática e apresentar o resultado aos colegas: “Os ovos”, “As aves”, “Os ninhos”, “Garças”, “O pardal”. Depois de já conhecerem algumas espécies fizeram um registo individual dos pássaros e num trabalho de equipa construíram os comedouros, com material da natureza e de desperdício, que distribuíram pelo espaço do jardim. Os E.E. quiseram participar também no projeto e construíram alguns abrigos e comedouros que colocámos nas árvores à volta da escola e no parque da vila.

Como foi feita a divulgação do trabalho final?
Pelo facto de termos estado várias vezes em confinamento, durante o segundo e terceiro período, atrasou o desenrolar do projeto. Consideramos que ainda não está concluído, pois os comedouros e abrigos vão manter-se na escola e as crianças vão continuar a observar os pássaros que serão em maior número, atraídos pelos alimentos e pela água. A divulgação do projeto foi realizada ao longo do mesmo, pois a comunidade local e os E.E. estiveram sempre participativos e acompanharam o seu desenrolar. Para fazer uma compilação de tudo o que tínhamos descoberto sobre os pássaros da nossa escola, e dar a conhecer aos colegas dos outros ciclos e aos E.E., as crianças propuseram-se realizar uma árvore, com material de desperdício, onde foram expostas as aves que já conheciam e que por vezes visitavam o nosso espaço exterior.

Registo Fotográfico:

Elaboração da árvore que abrigava as diferentes espécies de aves que as crianças já conseguem identificar.