As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
Educação pré escolar

N.º de Participantes:
61 crianças

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
A observação foi realizada sobretudo no período da manhã e ao final da tarde, quando havia menos ruido no espaço exterior da escola. Como era possível observar os pássaros através da porta da sala, as crianças conseguiram descobrir algumas espécies, que vinham beber ao lago ou comer. Os ramos das árvores que rodeiam a escola, eram também um lugar propício à observações. O mais difícil foi sempre registar a sua presença. Ao final da tarde era possível, agora na primavera, ouvir uma grande variedade de chilreios e já conseguíamos identificar alguns. Para a investigação das espécies, utilizamos a informação na Internet, livros, enciclopédias, o testemunho de E.E. e do pessoal auxiliar. Algumas crianças realizaram também pesquisas em casa, para apresentar e partilhar com os colegas na sala. A observação continua a ser realizada, mas as crianças já perceberam que estas aves selvagens, nem sempre ficam quietas à sua espera.