As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

Atividade 3 - Divulgar as aves

Ano de Escolaridade:
3ºano e sala 2 do pré-escolar

N.º de Participantes:

Público-Alvo:
comunidade educativa

Registo Fotográfico:

Breve descrição do que consiste o trabalho e como foi realizado:
O trabalho consistiu numa exposição das diferentes fases desta atividade.
Tendo em conta as limitações de circulação dos alunos dentro do espaço da escola, por causa da pandemia do COVID, decidimos utilizar o patamar das escadas para colocar os trabalhos realizados pelos alunos (pesquisas, trabalhos artísticos e fotografias). Por ser o local onde circulam mais alunos e por ter uma claraboia que cobre todo este espaço, dando visibilidade ao carvalho que a ladeia, pareceu-nos o cenário ideal para colocarmos a exposição. Assim, todos os alunos teriam a oportunidade de ler toda a informação produzida e também de ver as fotografias para o qual todos contribuíram (comedouros e bebedouros – 1.º, 2.º e pré-1; observação das aves, pesquisa sobre os pássaros observados e reproduções artísticas – 3.º ano e pré-2).
Nas paredes laterais foram colocadas as impressões dos slides das pesquisas em tamanho A2, ladeadas com as representações artísticas dos respetivos pássaros. A turma do 3.º ano reproduziu um melro e um pardal em tamanho grande e decorou as figuras com diferentes técnicas de pintura (melro) e de colagem (pardal). O grupo da pré-2 realizou desenhos à vista do pombo e da pega, que depois foram organizados em cartazes. O trabalho da atividade CRIAR COM ESTILO-AVES EM TECIDO, PEGA também foi exposto. Na parede frontal, que estava forrada a papel de cenário, foram colocadas as fotografias da fase 1 e da fase 2. Nos extremos do papel de cenário existem duas árvores de interior onde foram colocados pássaros construídos em origami, com cartão e paus de gelado.
O resultado final, na nossa opinião, atingiu o objetivo pretendido: uma exposição muito agradável, instrutiva e reveladora de todo o empenho e envolvência da comunidade escolar.

Como foi feita a divulgação do trabalho final?
A escolha do local foi pensada já com o intuito da divulgação máxima junto da comunidade escolar já que é um ponto de passagem obrigatório para quase todos (quem não passa mas vê, contribuiu para a concretização deste projeto - 3.º ano). Caso entrem outros elementos externos à escola (que agora raramente acontece) a exposição também é visível da área comum da entrada. As restrições de circulação de pessoas por causa do Covid. limita a divulgação a elementos exteriores da escola. Seguidamente irá ser publicada na página/Facebook do agrupamento e na página do Facebook dos professores coordenadores do programa eco-escolas. https://www.facebook.com/groups/profsecoescolas/permalink/4051652534870335/

Registo Fotográfico:

Publicação da exposição na página do facebook dos professores coordenadores eco-escola