Alerta Invasoras ! – Trabalhos 2021

Instituto D. João V (Pombal)

Ano de Escolaridade:
5.º Ano

N.º de Participantes:
1

Póster:

Flyer:

Público-Alvo:
Habitantes da minha localidade - Louriçal

Memória Descritiva:
Público
Habitantes da minha localidade.
Local para divulgar
Minha localidade (vários sítios) e redes sociais.
Tema
Alerta Invasoras - Erva Das Pampas.
Mensagem principal
Se o planeta queres ajudar, as invasoras terás de controlar!
O que são plantas invasoras
Plantas invasoras são plantas não-nativas que causam impactes ambientais e económicos negativos. “Muitas das plantas que nos rodeiam foram transportadas do seu habitat natural para outros locais pelo que são denominadas plantas exóticas (do grego exotikós, “de fora”; ou não-nativas). Algumas destas espécies existem com as espécies nativas de forma equilibrada, mas outras há que se desenvolvem muito rapidamente e escapam ao controlo do Homem tornando-se nocivas – estas são designadas espécies invasoras. Além de superarem as barreiras geográficas, estas espécies conseguem superar barreiras bióticas e abióticas, mantendo populações estáveis.”
Planta invasora que vou falar
Erva das Pampas (Cortaderia selloana).
Definição
“A erva-das-Pampas, que apresenta plumas muito vistosas, é originária da América do Sul e foi introduzida no nosso país como planta ornamental em jardins. Esta espécie herbácea pode atingir até 2,5m de altura e 3,5m de diâmetro. Tem umas folhas compridas e estreitas e de margens ásperas, até mesmo cortantes, normalmente verdes ou acinzentadas quando mais secas. E todos lhe conhecem as suas plumas branco-prateadas que podem medir até 70cm, o que pode elevar a altura total desta planta a mais de quatro metros.”
Disseminação
“A pouco e pouco, começou a espalhar-se de forma descontrolada sendo hoje uma das plantas exóticas invasoras que mais tem aumentado a sua distribuição em Portugal. Uma só planta é capaz de produzir até 1 milhão de sementes que, uma vez dispersas pelo vento, acabam por dar origem a novos focos de infestação até vários quilómetros de distância da planta mãe. As suas folhas causam ferimentos (por causa das suas folhas cortantes) e as suas plumas causam alergias (pois as sementes andam pelo ar). A sua contenção é muito difícil, mostrando-se eficaz apenas a utilização de alguns herbicidas, o que se torna muito dispendioso e com bastante impacto ambiental.”
Habitat
“Dunas costeiras, terrenos com elevado valor ecológico e de conservação. A erva-das-pampas existe, principalmente, no litoral Centro e Norte, com mais incidência à volta do Porto.”
Porque é invasora
“Cortaderia selloana – Um perigo escondido”
• “Ocupam o espaço das espécies nativas, o que resulta numa perda de biodiversidade;”
• “Criam barreiras à circulação dos animais, já que formam aglomerados densos e as suas folhas são cortantes;”
• “Utilizam os recursos disponíveis para outras espécies;”
• “São muito difíceis de remover, pelo que a sua eliminação de terrenos invadidos implica custos económicos elevados;”
• “Prejudicam a nossa saúde: podem provocar alergias e as folhas são cortantes, podendo causar ferimentos.”
Ações desenvolvidas para controlo/remoção da Invasora
“Esta espécie só integrou pela primeira vez a legislação sobre Espécies exóticas invasoras em Portugal em julho de 2019 através do Decreto-Lei nº 92/2019.”
A dias da realização da ação de sensibilização sobre “O controlo de espécies de flora exótica e invasora no projeto LIFE LINES” promovida pelo projeto, no dia 15 de outubro de 2020, no âmbito da realização da 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI) recebemos um comentário de uma seguidora da página do LIFE LINES com um alerta sobre a presença de núcleos de erva-dos-pampas numa zona verde da cidade de Évora. Embora o controlo desta espécie de invasora (e em particular nesta localização) não se enquadre no âmbito direto do projeto LIFE LINES, não quisemos ficar indiferentes! Assim, a equipa da flora da Universidade de Évora (através do projeto LIFE LINES) e a Câmara Municipal de Évora (desafiada pela C.M. Vila Nova de Gaia, que é parceira no LIFE STOP CORTADERIA) juntaram-se para operacionalizar a remoção de vários núcleos de erva-das-pampas identificados em espaços verdes públicos de Évora. Foi também contactada a equipa portuguesa do projeto LIFE STOP CORTADERIA, de modo a fornecer algumas linhas orientadoras para a remoção eficaz das plantas.
No dia 15 de outubro teve lugar a primeira ação de remoção, tendo os trabalhos sido prolongados noutros locais por mais dias e ficando assim concluídos no final de outubro. No total foram identificados 7 núcleos de plantas (contabilizando mais de 300 plumas), distribuídos por três locais na cidade. A todas as plantas foram cortadas as plumas (que já não apresentavam sementes na altura) e removidas pela raiz as plantas mais jovens e aquelas cuja remoção não trazia problemas de instabilidade do terreno. Justamente por isso, os núcleos da Torregela, com plantas adultas muito grandes localizadas no talude de uma ribeira, foram apenas alvo de controlo (corte).
“Ajudar a combater o problema – APP LIFE STOP CORTADERIA
Uma das formas mais simples que todos os cidadãos têm para ajudar no combate desta invasora é através do seu mapeamento. Para isso, o LIFE STOP CORTADERIA desenvolveu uma aplicação android que permite a qualquer cidadão contribuir de forma simples e intuitiva com os seus avistamentos de erva-dos-pampas para atingir um dos objetivos do projeto LIFE STOP CORTADERIA: “Só com o conhecimento da distribuição real desta planta invasora é possível definir medidas concretas de gestão e controlo desta espécie, para as quais a contribuição de todos os cidadãos é essencial”.
Curiosidade:
“Durante esta ação houve ainda tempo para aprender com os mais velhos! Segundo um dos operacionais da CME, antigamente chamavam à erva-dos-pampas, os “adivinhas”. Isto porque as folhas secas desta planta que formam um pequeno rolo (como é mostrado na fotografia pelo operacional da CME) eram penduradas nas casas e quando começavam a desenrolar (devido à humidade) era sinal de que dias de chuva se avizinhavam.”
Links utilizados no trabalho:
https://www.wilder.pt/
https://www.wilder.pt/historias/novo-projecto-ensina-a-combater-a-invasao-de-erva-das-pampas-em-portugal/
https://www.wilder.pt/
https://www.wilder.pt/
https://greensavers.sapo.pt/erva-das-pampas-a-bela-e-perigosa-invasora-de-folhas-cortantes/
https://www.publico.pt/2019/02/09/p3/fotogaleria/a-erva-das-pampas-ate-pode-ser-bonita-mas-nao-devia-estar-por-todo-o-lado-392743
https://lifelines.uevora.pt/index.php/2020/11/09/acao-de-remocao-de-erva-das-pampas-cortaderia-selloana-na-cidade-de-evora-promovida-pelo-life-lines-no-ambito-da-1a-semana-nacional-sobre-especies-invasoras/
https://invasoras.pt/
https://www.wilder.pt/
https://www.wilder.pt/historias/novo-projecto-ensina-a-combater-a-invasao-de-erva-das-pampas-em-portugal/
https://www.wilder.pt/
https://invasoras.pt/
Sara Coutinho, 5.º A; Instituto D. João V

Breve descrição de como foi feita a divulgação do trabalho realizado:
Foi feita a divulgação nas redes sociais da aluna.

Anexos: