Alerta Invasoras ! – Trabalhos 2021

Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)

Ano de Escolaridade:
10º e 11ºAnos

N.º de Participantes:

Póster:

Flyer:

Público-Alvo:
Comunidade escolar_ jovens dos 15 aos 18 anos

Memória Descritiva:
Os trabalhos selecionados (poster e flyer) foram produzidos por alunos de turmas (10º e 11º) do curso de Ciências e Tecnologias, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia. De acordo com a metodologia escolhida pela professora, a elaboração das várias propostas de flyer esteve a cargo da turma do 10ºano (integrada na temática curricular da " Extinção e conservação de espécies", enquanto a elaboração de várias propostas de pósteres esteve a cargo da turma do 11ºAno (integrada na temática curricular " Sistemática dos seres vivos"). Enquanto no 10º Ano, o trabalho realizado foi individual, no 11ºano, o trabalho foi realizado em grupo. Cada aluno/grupo de alunos escolheu a espécie de planta invasora que gostaria de investigar (dentro de um "leque" de plantas apresentado pela professora), pesquisando no site Invasoras.pt. Posteriormente, em ambas as turmas, foi definido o público-alvo, tendo sido consensual, a necessidade de sensibilizar os jovens da sua faixa etária (15 a 18 anos) para a problemática das plantas invasoras, pelo facto de serem alunos mais autónomos que poderão participar ativamente, quer na consciencialização das populações, quer em atividades no campo de combate às plantas invasoras que poderão colocar em risco a biodiversidade característica da nossa região/país. Em seguida, os alunos realizaram atividades de pesquisa (no caso do 10ºano, na modalidade de E@D, no caso do 11ºano quer em aula, durante o ensino presencial e na modalidade de E@D). A professora foi acompanhando/supervisionando o trabalho realizado e promovendo o debate em torno das plantas invasoras. O empenhamento dos alunos na atividade foi notório, acrescentando o facto da turma do 11ºAno já ter participado em remoção de invasoras na Ilha da Culatra, no ano letivo anterior. Relativamente à execução, os alunos dominam muitas ferramentas digitais adequadas à elaboração de pósteres e flyers, pelo que alguns trabalhos revelaram designs bastante apelativos. Os alunos do 11ºAno utilizaram a ferramenta PosterMyWall, que já tinham utilizado em outros trabalhos. É uma ferramenta interativa que permite a todos os elementos do grupo trabalharem em conjunto e editarem o documento. Para além disso, estão disponíveis vários layouts/designs que poderão inspirar ou serem utilizados pelos alunos. No entanto, é de referir que o layout do poster selecionado resultou exclusivamente da criatividade do grupo.
Para além destas características a ferramenta PosterMyWall também dispõe de várias funcionalidades que permite aos alunos personalizarem o seu trabalho.
Foram posteriormente analisados, posteres e flyeres, relativos a cada uma das plantas invasoras, tendo em conta critérios como o rigor científico , design e criatividade. A professora analisou com os alunos cada um dos trabalhos. O poster e flyer (sobre a mesma planta invasora), que no seu conjunto mereceu melhor avaliação, foi selecionado para ser submetido a concurso.

Breve descrição de como foi feita a divulgação do trabalho realizado:
Através da conta do Instagram: aeprosa_ecoescolas e de exposição na biblioteca escolar dos trabalhos publicados, no placard Eco-escolas.

Anexos: