Alerta Invasoras ! – Trabalhos 2021

Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa (Gondomar)

Ano de Escolaridade:
7º ano

N.º de Participantes:

Póster:

Flyer:

Público-Alvo:
Comunidade Educativa

Memória Descritiva:
Os alunos da turma 7ºC da Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa desenvolveram a temática das Plantas Invasoras no seu Projeto Curricular de Turma. A maioria das disciplinas contribuíram com ações que permitiram desenvolver, de forma consciente, esta temática, nomeadamente no seu reconhecimento e eliminação de alguns tipos, no jardim da escola. Por exemplo, em Cidadania e Desenvolvimento e em Ciências Naturais, pesquisaram sobre estas plantas no site invasoras.pt e elaboraram fichas técnicas simplificadas sobre as principais plantas invasoras locais; instalaram a aplicação Plantas Invasoras no telemóvel e fizerem o mapeamento de algumas deste tipo de plantas, presentes no jardim da escola ou perto de casa; eliminaram algumas plumas do jardim da escola. Em Educação Visual fizeram uma construção de uma tela de pintura em acrílico com plantas invasoras. Em matemática elaboraram um inquérito sobre estas plantas e fizeram o tratamento de dados. Em Geografia elaboraram mapas da localização das principais plantas invasoras em Portugal. Em Tic, em grupos de trabalho, elaboraram propostas de Pósteres e Flyers sobre plantas invasoras, tendo sido eleito posteriormente o melhor de cada tipo para ser divulgado na plataforma Eco-Escolas e noutros meios, seguidamente indicados.
Como forma de sensibilização, os alunos participaram, ainda, na comemoração da 1ª semana Nacional sobre espécies invasoras (SNEI), de 10 a 18 de outubro de 2020, aderindo à temática “Alerta invasoras”, a partir das redes sociais - proposta no site Invasoras.pt. Relativamente a esta atividade elaboraram uma notícia da participação nesta comemoração no jornal “páginas do Agrupamento” de setembro-outubro-novembro-dezembro.
Elaboraram, também, uma proposta de desafio de identificação de plantas invasoras no Jornal “Páginas do Agrupamento” de janeiro-fevereiro-março-abril.
Difundiram um dos dias dedicados à identificação e remoção de plantas invasoras do jardim da escola, a partir da 25º live do Agrupamento.

Breve descrição de como foi feita a divulgação do trabalho realizado:
A divulgação do Póster e do Flyer foi feita a partir da Página do Agrupamento (http://www.aeg1.pt/), do respetivo Facebook, a partir do Facebook da Biblioteca de Jovim (https://www.facebook.com/biblioteca.jovimfs) e respetivo Blog (http://bibliotecaeb23jovim.blogspot.com/).
Estes dois documentos estiveram, ainda, expostos em pontos estratégicos da escola.
Esta informação irá ser divulgada na Newsletter semanal (enviada por email a todos os alunos do Agrupamento e respetivos Encarregados de Educação).
No dia 18 de junho e 6 de julho, durante a comemoração dos “Dias abertos” do Agrupamento, farão parte de uma exposição, em conjunto com os restantes trabalhos elaborados ao longo do ano letivo. No dia 18 de junho os alunos desta turma irão participar em mais uma sessão de eliminação de plantas invasoras do jardim da escola.
Informação para a newsletter semanal:
"A turma 7ºC está a desenvolver a temática das plantas invasoras no âmbito do seu Projeto Curricular de Turma.
Em parceria com a Eco-Escolas criaram um póster e flyer para chamar a atenção da Comunidade Educativa sobre estas plantas, incentivando ao seu reconhecimento e eliminação.
Temos mesmo que refletir sobre estas Plantas Invasoras!
Estamos a ser invadidos por elas! Elas trazem muitos problemas económicos, sociais, ambientais e de saúde.
Para mais informações, procurar no site Invasoras.pt"

Anexos: