Alerta Invasoras ! – Trabalhos 2021

Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça (Arganil)

Ano de Escolaridade:
4.ºano

N.º de Participantes:

Póster:

Flyer:

Público-Alvo:
Comunidade freguesia São Martinho da Cortiça

Memória Descritiva:
A participação dos 13 alunos da turma 4.ºSMC C da Escola Básica de São Martinho da Cortiça no projeto Alerta Invasoras! do programa Eco-Escolas começou quando eles foram desafiados pelo Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Arganil a participar na 1ª SEMANA NACIONAL sobre ESPÉCIES INVASORAS. Esta iniciativa decorreu entre 10 e 18 de outubro com ações de controlo, de formação, de sensibilização, mapeamento de espécies invasoras, entre outras, ocorridas um pouco por todo o país (continente e ilhas).
Os alunos foram desafiados a olhar um pouco mais e melhor à sua volta e a descobrirem a invasora Erva-das-Pampas, mais conhecida por “penachos”. Perto da escola já eram visíveis concentrações desta planta e, como mais tarde vieram a descobrir, por toda a freguesia. Foi organizada uma ação de sensibilização com os alunos para que estes percebessem melhor os malefícios desta planta. Primeiramente, a coordenadora do Clube elucidou-os sobre a planta e os estragos que a mesma provoca no ambiente. Depois, na tentativa de tornar Arganil livre de erva-das-Pampas, esta turma participou numa ação de controlo junto à sua escola (corte de plumas desta planta, de modo a evitar a dispersão das sementes). Esta ação contou com todo o apoio da Junta de Freguesia de São Martinho da Cortiça e foi divulgada quer na página web do Agrupamento quer na comunicação social local “A Comarca de Arganil”.
Mas os alunos queriam saber mais e, por isso, pesquisaram sobre a planta, modos para a sua erradicação, fizeram registos pictográficos assim como registos fotográficos localizando esta planta em diferentes locais da freguesia.

Breve descrição de como foi feita a divulgação do trabalho realizado:
Era necessário e urgente fazer alguma coisa! Começámos na comunidade educativa, depois as famílias e, por fim, a comunidade em geral. Assim, com o material recolhido começaram a utilizar os seus conhecimentos de TIC, e com a ajuda de mais algumas explicações e tutoriais das professoras, produziram-se cartazes e flyers com mensagens curtas mas apelativas para os danos ambientais que estas plantas provocam. Este material ficou disponível para divulgação junto da população através da escola, das famílias e da Junta de Freguesia.

Anexos: