Alerta Invasoras ! – Trabalhos 2021

Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (Cascais)

Ano de Escolaridade:
12º ano profissional

N.º de Participantes:

Póster:

Flyer:

Público-Alvo:
Comunidade educativa

Memória Descritiva:
A professora de Integração Social e Cultural propôs a realização do trabalho à turma. Foi explicado o trabalho de acordo com o regulamento do concurso, disponibilizando o link e foi mostrado um vídeo. A turma foi informada que a erva das pampas era a planta em destaque, no presente ano letivo. Os alunos também tiveram acesso a um link com a informação de outras plantas invasoras, de forma a puderem optar e também tomar conhecimento delas.
Os alunos formaram grupos de trabalho e pesquisaram para decidir qual a planta a trabalhar.
Os grupos de trabalho optaram pela erva das pampas, mimosas e chorão das praias.
Iniciou-se a fase da pesquisa mais aprofundada sobre a planta. Nomeadamente, características da planta; áreas afetadas; as suas origens; como se podem eliminar; os perigos para a saúde; os perigos para a biodiversidade autóctone.
Seguidamente, avançou-se para a fase criativa, pensando-se na combinação de cores; estrutura em si do flyer e do poster; as imagens a colocar; o tipo de letra; reescrever o texto.
Finalmente, organizou-se a montagem de todos os elementos referidos anteriormente e o trabalho ficou concluído.
Cada grupo de trabalho apresentou oralmente o seu trabalho à turma.
Tendo havido uma situação invulgar, a professora solicitou a um grupo de alunos que o seu trabalho incidisse sobre as três plantas trabalhadas na turma, para que, com um só flyer e um único cartaz, o “Alerta Invasoras” englobasse para mais do que uma planta, ampliando-se a mensagem.
A presente memória descritiva foi redigida em conjunto com todos os alunos da turma de Técnicas de Cozinha / Pastelaria do 3º ano – 12º ano.

Breve descrição de como foi feita a divulgação do trabalho realizado:
Foram impressos alguns cartazes e afixados em locais estratégicos da escola.
Os flyers foram distribuídos aos representantes de turma do eco escolas, de forma a que em cada turma eles veiculassem a informação e houvesse um menor impacto ambiental, ao imprimir-se menos.
O cartaz foi publicado no facebook da escola no dia 19 de abril. https://www.facebook.com/photo?fbid=1207528333017665&set=a.1099277730509393
Com o seguinte texto:
ECOESCOLAS | projeto ALERTA INVASORAS!

Anexos:

Exemplo de cartaz afixado junto à entrada da secretaria da escola. Local bastante movimentado.