Alerta Invasoras ! – Trabalhos 2021

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Ano de Escolaridade:
6º ano

N.º de Participantes:

Póster:

Flyer:

Público-Alvo:
Habitantes de Portalegre

Memória Descritiva:
O cartaz e o flyer “Alerta Invasoras”, relativo à Escola Básica José Régio – Portalegre, foram elaborados pelos alunos da turma E do 6º ano, usando a metodologia que abaixo se apresenta.
Numa primeira fase da disciplina de Apoio ao Estudo, em ensino a distância, na disciplina de Viver na Escola, os alunos estudaram algumas espécies autóctones e invasoras. Depois, já em regime de ensino presencial, as professoras Rosário Narciso e Teresa Cândido, na disciplina de Apoio ao Estudo, apresentaram o desafio de elaborar um cartaz e um flyer relativo a uma espécie invasora, tendo em conta os conhecimentos que os alunos tinham adquirido sobre as mesmas e das regras do desafio apresentado pelo Eco-Escolas para a elaboração do cartaz e do flyer.
Os alunos aceitaram o desafio e, em grupos, elaboraram cinco propostas de poster que foram apresentadas.
Nas aulas seguintes, com todo o empenho, os alunos transformaram as suas propostas num único poster A3 e num flyer A4 que, depois de findos, foram enviados à professora Rosário Narciso.
Nas aulas seguintes, com a ajuda da professora e Diretora de Turma, Rosário Narciso, que digitalizou os desenhos e, usando o programa Adobe Illustrator, deu a forma final aos produtos pretendidos.
Finalizada essa tarefa, realizou-se uma exposição dos trabalhos dos alunos no placard Eco-Escolas; os alunos distribuíram flyers aos docentes, assistentes operacionais, colegas e encarregados de educação à porta da escola; os alunos afixaram cartazes pela escola e suas imediações; e o cartaz foi divulgado nas redes sociais do Município de Portalegre e do Agrupamento José Régio.

Breve descrição de como foi feita a divulgação do trabalho realizado:
Para divulgar o trabalho, realizou-se uma exposição dos trabalhos dos alunos no placard Eco-Escolas; os alunos distribuíram flyers aos docentes, assistentes operacionais, colegas e encarregados de educação à porta da escola; os alunos afixaram cartazes pela escola e suas imediações; e o cartaz foi divulgado nas redes sociais do Município de Portalegre e do Agrupamento José Régio.

Anexos: