Alerta Invasoras ! – Trabalhos 2021

Escola EB1 da Moita (Anadia) (Anadia)

Ano de Escolaridade:
4.º ano

N.º de Participantes:
10

Póster:

Flyer:

Público-Alvo:
População em geral, Agrupamento de Escolas de Anadia,

Memória Descritiva:
O trabalho foi realizado pelo grupo do 4.º ano, constituído por 10 alunos que se empenharam na realização do projeto.
Cada aluno começou por fazer a observação e o levantamento das espécies invasoras da nossa região, através de visitas ao meio envolvente e diálogo com a comunidade educativa. Foram apresentados vários projetos sobre as espécies invasoras encontradas na zona, de entre as quais, foi escolhida a erva-das-Pampas por ser a menos conhecida e, consequentemente, a que necessitava de maior divulgação, devido à sua reprodução incontrolável e aos impactos económicos e ambientais negativos. Sendo também uma planta que tem efeitos prejudiciais na saúde. Esta espécie foi encontrada em muitos locais da região, incluindo o Parque de Merendas em Carvalhais e o recinto da Feira do Vinho e da Vinha, em Anadia. Os alunos empenharam-se em aprofundar o conhecimento desta espécie, através de pesquisas na Internet e em desenvolver o projeto do cartaz e do flyer.
Com a colaboração dos encarregados de educação, foi possível a impressão, em tipografia, do cartaz e dos flyers que começaram, a ser distribuídos pelos alunos na comunidade em geral, em locais de comércio e no Centro Social e Paroquial da Moita.
A divulgação foi também feita através das redes sociais, do facebook da escola, do Jornal “O Ciclista” do Agrupamento de Escolas de Anadia e do site da Câmara Municipal de Anadia, área do Ambiente.
Links da divulgação do trabalho:
http://ociclistaeb23anadia.blogspot.com/
https://www.facebook.com/eb1moita
https://www.cm-anadia.pt/

Breve descrição de como foi feita a divulgação do trabalho realizado:
A divulgação foi feita presencialmente pelas ruas da população. Os cartazes e os flyers foram distribuídos pelos alunos na comunidade em geral, em locais de comércio, no Centro Social e Paroquial da Moita e no Agrupamento de Escolas de Anadia.
Todos os alunos da escola levaram flyers para divulgação nos famílias e vizinhos.
A divulgação do trabalho foi também feita através das redes sociais, do facebook da escola, do Jornal “O Ciclista” do Agrupamento de Escolas de Anadia e do site da Câmara Municipal de Anadia, área do Ambiente.
Links da divulgação do trabalho:
- http://ociclistaeb23anadia.blogspot.com/
- https://www.facebook.com/eb1moita
- https://www.cm-anadia.pt/

Anexos: