Alerta Invasoras ! – Trabalhos 2021

Escola Secundária da Moita (Moita)

Ano de Escolaridade:
12.º + 11.º

N.º de Participantes:

Póster:

Flyer:

Público-Alvo:
Comunidade escolar

Memória Descritiva:
O nosso grupo (Carolina Leal, Lara Reis, Sofia Miranda e Ruben Almeida) desenvolveu o projeto denominado “Alerta Invasoras!”, que teve como principal objetivo a aquisição de conhecimentos acerca das espécies invasoras da nossa escola e o trabalho ativo no combate dessas mesmas espécies.
Para adquirir conhecimento e depois ser transmitido foi feito uma pesquisa por cada elemento do grupo, e algumas observações das espécies selecionadas.
Os alunos do grupo realizaram várias atividades:
- Preenchimento da auditoria ambiental e de um plano de ação;
- Pesquisa sobre as espécies, Acacia Melanoxylon, Cortaderia Selloana e Carpobrotus Edulis, ao nível da sua anatomia e fisiologia de cada uma, características que a tornam invasora em Portugal, métodos de controlo das mesmas e algumas curiosidades;
- Criação de flyer informativo com a informação pesquisada, e que foi apresentado na saída de campo;
- Saída de campo com o objetivo de realizar o descasque da espécie Acacia Melanoxylon, arranque da espécie Carpobrotus Edulis e registo da espécie Cortaderia Selloana no site “Invasoras.pt“ em conjunto com outra turma da escola (11.ºA3);
- Criação de um poster com informações sobre as espécies escolhidas e a saída de campo;
- Realização de um mapa do recinto escolar com a identificação dos locais onde estas espécies se encontram;
- Criação de uma página no perfil do “Padlet” acerca do projeto, alojado no site da escola;
- Criação de um vídeo com imagens da saída de campo.

Breve descrição de como foi feita a divulgação do trabalho realizado:
Começámos por elaborar um flyer e um poster com a informação sobre as três espécies invasoras escolhidas (Chorão-das-Praias, Acácia- Negra e Erva-das-Pampas) e informação sobre a metodologia de controlo dos mesmos. Depois passámos à distribuição dos flyers e poster pela escola. Mais tarde foi divulgado na página da escola, através do padlet todo o nosso percurso ao longo deste projeto proposto pela EcoEscolas. (https://padlet.com/larasnreis/vcwspn4f1s9jz2vx)

Anexos: