Alerta Invasoras ! – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Ano de Escolaridade:
9º anos

N.º de Participantes:

Póster:

Flyer:

Público-Alvo:
Comunidade educativa

Memória Descritiva:
Os alunos dos 7ºB, 8ºA, 8ºB, 8ºC e CEF para além de terem assistido a EcoAulas e terem desenvolvido EcoInvestigações relacionadas com o elemento FOGO, partiram à descoberta/observação de espécies nativas/exóticas que se pudessem relacionar com a pesquisa já efetuada. Os alunos de 9º ano desenvolveram assim, em interdisciplinaridade, um poster e um flyer relativo às invasoras “Alerta Invasoras”, em que se alerta para as plantas não nativas que causam impactos ambientais e económicos negativos.
De forma a promover as plantas autóctones, nomeadamente o sobreiro e o carvalho, árvore capaz de impedir a propagação de incêndios florestais, existiram vários Momentos de ATUAR, em que os alunos plantaram árvores na própria escola e levaram a cabo campanhas a alertar para o perigo das invasoras, nomeadamente a erva das pampas, Cortaderia selloana, e as mimosas, Acacia dealbara, prontas a germinar em qualquer altura, em especial após os incêndios.
Os trabalhos foram partilhados com os alunos de todas as turmas da escola.
Os alunos encontram-se agora na fase das EcoCampanhas. Assim, durante esta semana foram divulgadas no átrio da EBGHD apresentações desenvolvidas pelas turmas. Apresentaram temáticas relacionadas com este elemento natural no planeta, que pode ser visto como forma de destruição das florestas, dos recursos naturais, da biodiversidade e causa das alterações climáticas. Contudo, trata-se, igualmente, de uma importante fonte de energia e essencial para o equilíbrio dos ecossistemas. Realizaram uma apresentação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e análise estatística de um inquérito aplicado à comunidade educativa sobre a Qualidade do Ar e o poster e o flyer relativo às espécies nativas/invasoras foram afixados e partilhados nas redes sociais do Agrupamento.
Consideramos que esta atividade, que também tem por base o trabalho de campo, é uma boa ferramenta para a prática da Educação Ambiental e cidadania ativa.

Breve descrição de como foi feita a divulgação do trabalho realizado:
O trabalho foi divulgado no átrio da escola e afixado em vários locais estratégicos. Foi também divulgado no instagram do eco-escolas e no Facebook do Agrupamento.

Anexos: