Alerta Invasoras ! – Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

Ano de Escolaridade:
8.ºano

N.º de Participantes:
20

Póster:

Flyer:

Público-Alvo:
comunidade educativa

Memória Descritiva:
No sentido de alertar para o perigo das invasoras, nomeadamente a erva das pampas, Cortaderia selloana, e as mimosas, Acacia dealbara, prontas a germinar em qualquer altura, em especial após os incêndios, foi proposto a alguns grupos de alunos das turmas de 8ºano a elaboração de trabalhos escritos sobre esta problemática. Foi-lhe também solicitado que investigassem e desenvolvessem no trabalho, uma das espécies invasoras existentes na nossa região (Braga). Um dos grupos elaborou, para a apresentação na aula, um vídeo e outro elaborou um poster e um flyer para o concurso “Alerta Invasoras”. O poster e flyer alertam para a planta invasora que está a expandir-se demasiado rápido em Portugal- Ervas das Pampas, fazendo referência às razões que levam a considerar esta planta uma ameaça para as espécies nativas e como as podemos eliminar. Realço que as fotografias usadas no Poster e no flyer foram tiradas pelos alunos em Braga.

Breve descrição de como foi feita a divulgação do trabalho realizado:
O trabalho foi afixado no bloco principal e no quiosque. Foi também divulgado no Facebook dos coordenadores de Eco-Escolas e do Agrupamento e no Global Action Days.
https://globalactiondays.abae.pt/project/especie-invasora-erva-das-pampas-cortaderia-selloana/?cred_referrer_form_id=4447
https://pt.calameo.com/books/006650070ccbd27aaa4fd
https://pt.calameo.com/books/006650070e5e5bac3ebc6

Anexos: