Global Action Days | Community Action Days

O Que São os Global Action Days?

Os Global Action Days são uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo as diversas ações que diariamente realizamos em prol do ambiente.
Para além da ação o objetivo é também a inspiração e motivação para prosseguirmos neste trabalho sempre inacabado de agir pela sustentabilidade.

Como Participar?

Basta realizar uma ação “hands on”, ou seja na comunidade, na escola, no local de trabalho e divulgar através de fotografias e/ou vídeo + um pequeno texto/artigo.

O que fazer no GAD?

Todas as ações são importantes, em especial as que têm mais intervenção na comunidade envolvente.
Uma vez que este ano o Programa Eco-Escolas se foca nos temas Espaços Exteriores e Comunidades Sustentáveis sugere-se , quando possível, ações inspiradas nestes temas.

Sugestões
Deixam-se algumas ideias/sugestões quer para as escolas quer para outras instituições.

• realizar uma ação, se possível na comunidade (ex: organizar uma exposição, uma manifestação, uma apresentação pública, ação de limpeza e/ou plantação de uma área, uma ação intergeracional, limpeza de um espaço público
  • motivar para que todos se vistam de verde nesse dia
  • criar uma Brigada da Floresta com uma ação concreta (limpeza, plantação, Inventariação, recolha de sementes, erradicação de invasoras…etc)
  • mapear e identificar as “Árvores da minha escola”realização de um eco-trilho
  • realizar a monitorização e recolha de resíduos marinhos
  • lançar uma campanha de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos (Geração Depositrão)
  • pôr a funcionar a Brigada da Cantina (Alimentação Saudável e Sustentável)
  • cuidar da horta (Hortas Bio)
  • alertar para as alterações climáticas
  • comunicar com outra(s) escola(s) do concelho, com a freguesia, com o município…
  • … e muitas outras ações possíveis.

Datas

Serão consideradas as publicações realizadas durante qualquer dia do mês de abril.

Algumas datas inspiradoras:
2 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil
7 de abril – Dia Nacional dos Moinhos
22 de abril – Dia da Terra
27 de abril – Dia Internacional da Conservação de Anfíbios

Como Divulgar?

As publicações devem ser feitas na página do Global Action Days da ABAE onde as ações aparecem associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável AQUI
Para publicar nesta página deverá registar-se como utilizador.
Serão sorteados prémios nacionais (vouchers Green Key) APENAS entre os coordenadores que publiquem nesta página

Podem ainda divulgar /partilhar nas redes sociais, preferencialmente o link da publicação que fizeram na página oficial do GAD

USAR OS HASHTAGS : ao publicar nas redes sociais usem por favor os hashtags  #globalactiondays / #FEEGAD / #GADPORTUGAL

Os Global Action Days são assumidos pela Foundation for Environmental Education (FEE)

Portugal tem sido há mais de 6 anos o país com maior participação nesta iniciativa e que nunca parou de a realizar com as suas escolas!
Estamos certos que vamos continuar a fazer a diferença com o empenho e colaboração de todos!

Prémio ABAE

transferirSerão sorteados vouchers para 2 pessoas (1 ou 2 noites) em unidades hoteleiras Green Key. Destinam-se aos professores coordenadores Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente que realizaram e partilharam as suas atividades Global Action Days no site oficial Global Action days Portugal (criar login no site caso ainda não tenha- é diferente do login na plataforma)