Em Busca dos… “Suspeitos do Costume”

Os Suspeitos do Costume…em Casa | nova proposta (3º período)

A atividade agora proposta consiste na apresentação de um cartaz com 5 resíduos habituais em casa e propostas de redução e/ou reutilização desses mesmos resíduos (ex: cartaz digital com embalagens individuais de plástico de iogurte -> substituir por embalagem familiar ou iogurtes caseiros; sacos de plástico descartável a embalar o pão-> saco de pano; leguminosas enlatadas -> leguminosas a granel em fracos de vidro; aproveitamento total dos vegetais para não haver desperdício alimentar; entre outras boas práticas).
O cartaz pode ser digital ou feito à mão e depois fotografado. Apenas será aceite 1 cartaz por escola.

Além do cartaz, também será valorizado se contabilizarem os resíduos produzidos pelos alunos e agregados familiares durante uma semana (ex: nº de sacos de 30 litros com resíduos indiferenciados ou plástico para reciclagem; nº de embalagens de plástico; etc): descarregar tabela

ESCALÕES: podem participar alunos de todos os graus de ensino.
ENVIO DO TRABALHO: cada escola poderá concorrer com apenas 1 cartaz que será submetido através da plataforma Eco-Escolas (ficheiro .jpg, .png ou .pdf).
PRAZOS: o trabalho deverá ser submetido até 30 de maio (prazo alargado).

Nota: Caso a escola tenha realizado a atividade original até ao 2º período, pode carregar conforme previsto os trabalhos para a plataforma Eco-Escolas. Caso não tenha realizado, apresentamos esta nova proposta, “Os Suspeitos do Costume…em Casa”, que poderão submeter até 30 de maio. Após receber as propostas dos diferentes alunos, o(a) professor(a) coordenador(a) deverá recorrer aos critérios que considere mais adequados para submeter 1 trabalho em nome da escola.

Enquadramento

A gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.

Alguns números:
– todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

– cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra.
– o plástico compõe cerca de 80% do lixo marinho e  90% do que se encontra no fundo do mar.
– estima-se que  cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar anualmente ao oceano.

– as pontas de cigarro são o item que aparece em maior número nas limpezas de praia.
– um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plástico
– embora seja quase impossível contabilizar os micro plásticos estima-se que apenas 8% do lixo plástico é maior do que uma tampa de garrafa.

E o que se passa na tua escola, casa, praia, rio/ribeira e floresta?
Perceber as origens do lixo é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema. Assim, é essencial realizar a monitorização e limpeza dos espaços das escolas, das casas, das praias, dos rios e ribeiras, assim como das florestas, cujas conclusões permitem dinamizar as outras fases do projeto como a sua comunicação, trabalhos manuais, etc.

Em Busca dos “Suspeitos do Costume” (1º e 2º período)

O desafio consiste na monitorização dos resíduos nas escolas (espaços exteriores), praias, rios/ribeiras ou florestas e na comparação dos dados ao longo do tempo.

Metodologia

A dinâmica de criação de grupos de trabalho fica a cargo do(a) professor(a) coordenador(a). Sugere-se a seguinte metodologia:

FASE 1 | Preparação da monitorização

  1. Investigação individual e/ou em grupo sobre a problemática dos resíduos: composição, causas e consequências
  2. Caraterização da produção de resíduos na escola
  3. Realização de um debate sobre:
    – O lixo é um problema? Porquê?
    – Quais as causas e consequências deste problema?
    – O que devemos fazer para melhorar a gestão dos resíduos?

4. Leitura, análise e discussão das recomendações e requisitos da monitorização [Download AQUI]
5. Análise dos itens constantes na ficha de monitorização [Download AQUI]
6. 
Escolha do local e planeamento da monitorização.

FASE 2 | Em busca dos “Suspeitos do Costume” …

Esta atividade pode ser realizada na própria escola ou numa praia, rio/ribeira ou floresta. Cada escola terá que agilizar a sua própria deslocação.
Sugerimos que convidem os encarregados de educação e outros elementos da comunidade para a atividade. Caso a monitorização seja realizada numa praia com Bandeira Azul, recomendamos que seja contactado o responsável do município pelas atividades de educação ambiental no âmbito dos programas Bandeira Azul e/ou Eco-Escolas.

Local da monitorização (Escola, Praia, Rio/Ribeira, Floresta):

  1. Delinear uma área de 100 metros de comprimento
  2. Recolher e Identificar na ficha todos os resíduos existentes nesse espaço
  3. Contabilizar os resíduos com base na tabela proposta [descarregar AQUI]
    Nota importante:
    – depois de contabilizados os resíduos, o grupo deverá depositar os resíduos em local adequado (ecoponto e contentor para resíduos indiferenciados)

FASE 3 | Alerta sobre os  “Suspeitos do Costume”
Esta fase do projeto implica a análise e tratamento dos dados recolhidos no local onde foi realizada a limpeza. As conclusões, a comunicação e a ação serão a parte final.

  1. Tratar os resultados dos dados recolhidos.

2. Montar em um ou mais painéis :
– exemplos do tipo de resíduos mais frequentes, mais perigosos, mais insólitos… [VER EXEMPLO]
– quantidade e/ou  percentagem (%) de itens por cada tipo de resíduo encontrada na limpeza (recomenda-se o gráfico circular) [VER EXEMPLO]
– tabela com a quantidade de resíduos segundo as principais atividades que lhes deram origem [VER EXEMPLO]

3. Realizar um debate sobre:
– Qual a origem dos resíduos encontrados?

– Que resíduos apareceram em maior número? E com maior volume?
– Como alertar as pessoas para este problema?
4. Comunicar na escola e na comunidade recorrendo a diversas formas:
– Exposições, colóquios, reportagens e artigos, ações de limpeza etc.

Para submeter o projeto a concurso

Prazos
Submeter a informação solicitada na plataforma Eco-Escolas até 30 de maio.

Enviar
A- Reportagem fotográfica das várias fases do projeto (
6 a 10 fotografias, devidamente legendadas)
B- Grelha(s) de monitorização (preencher os 2 separadores: “Identificação Local” e “Ficha Suspeitos Costume”)
C- Painel/painéis síntese de apresentação dos resultados (até 6 fotografias sendo obrigatória 1 geral e 1 de detalhe)
D- Síntese descritiva de como decorreu o projeto: envolvimento dos alunos, ações realizadas, principais conclusões.

Prémios

3 Melhores Painéis | Cartazes
A definir.

Objetivos
– Conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências
– Desenvolver um projeto de aprendizagem ativa
– Induzir estratégias de intervenção/ação na escola e comunidade relacionadas com o tema

Destinatários
O projeto pode ser realizado por estudantes de todos os graus de ensino.


Exposição: os suspeitos do costume
A Associação Bandeira Azul possui uma exposição itinerante que poderá ser requisitada.
Ver aqui