O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Ciclo de vida do ecolápis

Memória Descritiva:
A Banda Desenhada " O ciclo do Ecolápis", foi o título sugerido pelo desafio Faber-Castell, dentro do Projeto Eco Escolas. Este desafio foi aceite pelo aluno Martim Silva do 4ºano, da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, do Agrupamento de Escolas de Anadia, no âmbito da disciplina de Português.
A proposta para este desafio foi lançada, pela coordenadora Alexandra Gonçalves, dentro do Projeto Eco escolas, ao 4ºano. O momento foi oportuno, pois iria ser trabalhado na sala de aula a banda desenhada e em simultâneo poderíamos estudar/ sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável, com total preservação do ambiente e minimizar a pegada ambiental.
Todos os alunos ficaram entusiasmados com o tema. No entanto, foi interrompido todo o processo devido à pandemia COVID 19.
Foi sugerido aos alunos/ pais que terminassem o projeto em casa, tirando algumas dúvidas via Zoom.
A finalidade desta atividade foi pertinente pois, possibilitou associar a linguagem visual à preservação do ambiente, através do meio da B.D.
A estrutura desta atividade estabeleceu-se pela organização de grande grupo (via Zoom) e depois individualmente (em casa).
A atividade foi pertinente e interessante não só os alunos poderem aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na disciplina de Português, bem como a pesquisa do ciclo de vida do produto sugerido: Ecolápis.
A motivação surgiu de forma espontânea, pela compreensão, criatividade, empenho, dedicação e em expor os conhecimentos, sobre o tema do Ciclo de vida do Ecolápis, através da linguagem visual e escrita.
No meu ponto de vista foi uma experiência enriquecedora para mim e para os alunos, que se empenharam nos objetivos propostos ao concurso, de ligarem as tarefas da personagem Ecolápis, ao impacto na natureza e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável, com total preservação do ambiente e minimizar a pegada ambiental.
Através da estrutura da Banda Desenhada perceberam que a linguagem visual poderiam dar forma e cor à imaginação, e através dos vários tipos de balões de diálogo, estabelecer uma forma diferente de comunicar daquelas a que estão hoje em dia habituados.