O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da(s) prancha(s):

Memória Descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA
O Ciclo do Ecolápis – Desafio Faber-Castell
A vontade e decisão em participar no concurso decorreu no período de Ensino à distância (E@D). Como tal, todo o trabalho foi elaborado e acompanhado à distância utilizando os meios tecnológicos em uso no nosso Agrupamento de Escolas, mantendo o contacto com a minha Diretora de Turma que foi, quem me propôs a participação no concurso, dada que é do seu conhecimento o meu gosto pelo desenho.
Num primeiro momento, inteirei-me do Regulamento do concurso, bem como dos materiais teóricos disponibilizados no site do Ecoescolas, designadamente a Brochura do Ecolápis e o Cartaz Ciclo de Vida do Ecolápis, em paralelo fiz algumas pesquisas que me permitiram ficar a conhecer melhor todo o trabalho desenvolvido pela Faber-Castell na perspetiva ambiental e do desenvolvimento sustentável.
O segundo momento de desenvolvimento do trabalho correspondeu à conceptualização da Banda Desenhada: materiais a utilizar, personagens, história a contar, contextualização, mensagem a passar entre outros aspetos de natureza formal.
Findo este momento conceptual, iniciei a fase da materialização das ideias tendo surgido esta Banda Desenhada como o produto final.
Materiais: lápis de cor e caneta de desenho (fineliner).
Técnicas: degrade e sfumato
Intervenientes: Aluna: Ana Filipa Lopes Simões, 11.º Ano, Curso de Línguas e Humanidades; Projeto Ecoescolas do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere.
Apresentação do trabalho
O trabalho que apresento a concurso, em formato Banda Desenhada é constituído por 2 páginas individuais, tamanho A3 na horizontal. A banda desenhada contém uma pequena introdução feita pelo Cavaleiro lápis, guarda das fábricas Faber-Castell.
Ao longo da Banda Desenhada este cavaleiro apresenta os projetos e as políticas ambientais, que estão a ser desenvolvidos pela marca Faber-Castell, no sentido da proteção ambiental, de forma a garantir a preservação e aumento das matas nativas dos parques florestais, a preservação da flora nativa, o incentivo a toda a comunidade para a preservação ambiental e ainda a proteção de habitats e ecossistemas em perigo de extinção.
Para além do Cavaleiro lápis existe outra personagem, o Tiago Dourado que é o nosso ecolápis. Este tem como função apresentar todo o ciclo de produção dos ecolápis.
Por último e relativamente às personagens da Banda Desenhada, considero importante esclarecer o que me levou à adoção destas. Assim, o personagem Cavaleiro lápis, surge como personagem pois, a marca Faber-Castell tem como logotipo “um cavaleiro”, daí fazer sentido para mim, a consideração deste aspeto. A escolha pelo personagem Tiago Dourado surge na Banda Desenhada como tentativa de mostrar que o ecolápis dourado é muito valioso, pois o dourado é a cor do ouro, o que nos remete direta ou indiretamente para a ideia de precioso e que nos permite concluir, analogicamente que o ecolápis é muito precioso, pois é produzido de uma forma sustentável.
Apreciação final
Elaborar este trabalho foi uma tarefa bastante desafiante, na medida em que exigiu de mim todo um processo de investigação, de forma a conhecer todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Faber-Castell de forma a garantir não só o equilíbrio ambiental, mas também como um agente promotor de mudança de mentalidades a nível local e global. Com este exemplo fiquei a perceber que é possível, haver crescimento e desenvolvimento económicos, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades gerações futuras, sem que se esgote os recursos naturais para o futuro – foi esta a mensagem que quis passar com o meu trabalho.
Em síntese, afirmo que este desafio foi bastante enriquecedor e envolvente, não só a nível de conhecimentos que adquiri, como também por se constituir como uma atividade que permitiu por em prática, o meu gosto pelo desenho, aperfeiçoar técnicas, construir um texto sob a forma de “falas” (o que se revelou difícil), e também poder dar o meu contributo para o reforço de um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a saber: Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.