O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Centro de Educação e Desenvolvimento D.Maria Pia (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Memória Descritiva:
Atenção: O trabalho não foi digitalizado com boa resolução, dado que em quarentena não tive oportunidade de ir à escola (vivo longe) e não tenho digitalizador em casa. A fotografia foi a única forma de partilhar o meu trabalho
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Através da personagem koalalapis é contada a história de elaboração dos lápis da Faber-Castell em banda desenhada.
Para fazer o trabalho foram utilizadas duas folhas A2, lápis de carvão e de cor, e canetas.
INVESTIGAÇÃO SOBRE O TEMA
Para a realização deste trabalho tive como base os materiais cedidos online pela Faber- Castell, bem como as reflexões que fiz com as professoras de Ciências Naturais, Geografia e Artes Visuais sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de vários produtos incluindo os lápis.
A personagem principal teve vários esboços de protagonistas, até que eu inspirei-me num problema ambiental grave que ocorreu no princípio do ano, que foram os grandes fogos da Austrália. As imagens de destruição de habitat e de koalas mortos tocou-me.
Sabia que o koala não estava relacionado com o tipo de floresta onde se desenvolve a matéria-prima da Faber-Castell, mas este primo afastado (que vive do outro lado do mundo), ia ser um bom contador de uma história ecológica onde há equilíbrio entre a natureza e a atividade humana.
Para além do conteúdo tive de pesquisar sobre as regras de elaboração da banda desenhada.
ENVOLVIMENTO
Desde o primeiro instante que gostei do tema e do desafio. Nunca tinha feito uma banda desenhada!
Juntar as dimensões do desenho, da narrativa de uma história e da ecologia foi para mim desafiador e perfeito.
Para chegar ao trabalho final fui “caminhando” e fazendo vários esboços.