O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Memória Descritiva:
O trabalho desenvolvido com a turma teve como objetivo sensibilizar os alunos para escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável, com total preservação do ambiente.
Foi proposto a execução de uma banda desenhada, estimulando a criatividade dos alunos.
A banda desenhada tem como propósito contar a vida do lápis, desde a extração das matérias-primas necessárias para a sua produção, e todo o percurso que a madeira percorre até se transformar num lápis.
Os alunos visionaram um Powerpoint onde foi apresentado “A vida do Ecolápis“ e as regras para a execução da Banda Desenhada tais como a realização da Prancha, a colocação do Texto e os planos de aproximação do Desenho, sendo obrigatória, a representação do personagem “Ecolápis”.
No final o “Ecolápis” deverá deixar uma mensagem para uma boa utilização e consumo consciente do lápis, que possa ser adotado na sala de aula.
Os alunos realizaram primeiro a Prancha da BD com o auxílio da régua e do esquadro e depois desenharam dentro das Vinhetas os vários ciclos da vida do Lápis.
O trabalho foi pintado com lápis de cor, e executado em casa, devido ao encerramento da escola.
Os trabalhos foram enviados para a professora de EV. Mª Avelina Cardoso, através da plataforma Google Classroom e escolhido o melhor trabalho da turma do 5ºH, do aluno Daniel Martins.
A coordenadora do Projeto Dra Natália Almeida.