O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Superior de Educação João de Deus (Lisboa)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da(s) prancha(s):

Prancha_3ano da Licenciatura em Educação Básica da ESEJD

Memória Descritiva:
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JOÃO DE DEUS
Projeto EcoLápis
Projeto interdisciplinar com a orientação de dois Professores do Ensino Superior:
Professora Doutora Joana Consiglieri
Professora Doutora Maria Fernanda Sampaio
Projeto realizado pelos estudantes do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica
da Escola Superior de Educação João de Deus
Memória Descritiva
Este projeto pretende criar uma BD, intitulada “O Ciclo do EcoLápis”, cuja criação é um trabalho realizado em equipa pelos estudantes do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica, orientado por duas Professoras, que direcionaram e dividiram as tarefas por duas partes: a investigação/criação do texto para narrar a história, o guião, e a criação/produção da sequência das imagens, a ilustração, em que se desenvolve a narrativa visual da BD.
Parte I
Numa fase inicial, os estudantes fizeram o texto da história escrita: guião.
A Professora explicou como fazer um guião, explicando as várias regras da escrita. Isto é, o texto é composto por uma sequência narrativa, com legendas e diálogos. Nesta parte, os estudantes tiveram que investigar para o conteúdo da história da BD. Em seguida, a Professora deu algumas sugestões de melhoria na realização do guião, para que seja criativo e original. Assim, os estudantes, enquanto argumentistas, esboçaram a sequência da história.
Parte II
Nesta parte, cria-se e desenvolve-se a composição do campo visual da ilustração da BD (Banda Desenhada), intitulada “O Ciclo do EcoLápis”.
Em primeiro lugar, a Professora explicou aos estudantes os vários passos que têm de dar para a criação de uma BD, exemplificando as regras de uma BD, introduzindo os seus diversos termos: guião, prancha, tiras, vinhetas, legendas, balões e onomatopeias.
O guião foi apresentado na primeira parte. Por isso, a explicação ficou cingida à ilustração e ao que se compõe à “gramática” de uma BD.
A prancha é designação da folha da BD, que pode ser A3 ou A4. Tira é a sequência horizontal da história narrada visualmente, que se lê da esquerda para a direita, começando no topo esquerdo da folha, sendo divididas por vinhetas. As vinhetas são os retângulos ou os quadrados dessa sequência da narração, que podem ter dimensões diferentes e criam o ritmo
e o movimento das personagens. As legendas podem ser horizontais ou verticais, que são a voz do narrador ou do discurso indireto. Os balões são os diálogos das personagens. Existem muitos tipos de balões conforme a expressão de cada sentimento e entoação das falas de cada personagem, a título de exemplo, fala normalmente, sussurra, grita, pensa, ou em voz off. Por outro lado, temos as onomatopeias, que são representações gráficas dos roídos ou sons, como POOF, WUMP! ou RONNNC.
Também, apresentou-se várias imagens exemplificativas de Bandas Desenhadas já criadas por autores conhecidos, alguns dos quais se destacam pelas suas aventuras, como o Tintin, ou então, por histórias fantásticas como o Calvin e Hobbes, ou mesmo, pela visão humorística do Snoopy.
Em segundo lugar, foi a produção ilustrativa da BD. Foi inicialmente determinado que cada estudante desenhava uma vinheta da sequência da história. Como cada estudante está separado fisicamente na sua casa, devido ao Covid-19, a sequência é realizada passa a passo e enviada para o estudante que se segue na sequência da história. Quando terminada todas as tiras e a narração finalizada, um dos estudantes junta toda a sequência da história e escreve o texto de toda a ilustração, composta pelos diálogos e legendas.
No fim, temos a BD “O Ciclo do EcoLápis” composta por todos os argumentistas e ilustradores dos estudantes do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica.