O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Básica e Secundária de Mora (Mora)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da(s) prancha(s):

Ciclo de Vida de um Ecolápis!

Memória Descritiva:
O projeto/trabalho foi divulgado junto dos alunos do Secundário via email, em virtude das restrições causadas pela pandemia.
A aluna Aliete Mariana Mendonça, presidente da Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária de Mora aceitou imediatamente o desafio e lançou mãos à obra! Envolveu-se num trabalho de pesquisa sobre o tema, amadureceu a ideia e iniciou o trabalho. Frequenta o 11º ano e integra o Conselho Eco-Escolas da escola. De acordo com as suas palavras: O problema que existe com o nosso ambiente provém do facto de uma pessoa viver em média cerca de 81 anos e de ter sido enraizado nos nossos antepassados que esses relativamente poucos anos têm de ser "vividos ao máximo", o que acabou e ainda acaba por ser, para muita gente, sinónimo de seguir os caminhos fáceis e rápidos (que prejudicam o nosso ambiente). As pessoas do mundo são egoístas e não percebem que, apesar de que, quando morrerem e deixarem este mundo, as gerações vão continuar aqui, assim como toda a poluição e mal que fizeram ao nosso ambiente enquanto "viveram a vida ao máximo". As alterações climáticas foi " o melhor " que nos aconteceu porque nos fez perceber que "viver a vida ao máximo" não é sinónimo de bens materiais, mas sim de paz e vida. Hoje em dia, todos os projetos como este não visam "consertar" o que foi feito mal, mas sim fazer melhor daqui para a frente, porque, apesar do que possamos pensar, está longe de nós consertar o passado, apenas a própria Terra com o tempo o consegue fazer. A partir de hoje temos de fazer melhor e pensar mais no que realmente importa, pois tudo o que fizermos hoje, ficará marcado para sempre, mesmo quando partirmos...