O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Básica de Monte (Fafe)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Memória Descritiva:
Esta Banda Desenhada é demonstrativa de um trabalho desenvolvido na comunidade escolar, no âmbito da sensibilização para a escolha de produtos no nosso dia-a- dia de forma sustentável. Com esta iniciativa pretendeu-se incutir nos alunos e famílias que tudo o que fazemos, assim como os produtos que escolhemos tem efeitos ambientais.
Em articulação com as professoras titulares de turma, foi promovida um pesquisa orientada sobre o ciclo de vida do lápis, desde o início da extração das matérias primas até à confeção do lápis tal como o conhecemos.
Foi pedidos aos alunos, que elaborassem uma Banda desenhada sobre o ciclo de vida do Ecolápis.
Para ajudar, fornecemos aos alunos um cartaz alusivo ao ciclo de vida do Ecolápis. Também fornecemos, para uma leitura atenta, a brochura Eco-lápis Faber Castell, de modo a servir de suporte para este trabalho.
Foram envolvidas as duas turmas da escola M1,2(1ºe2ºanos) e M3,4 (3ºe4ºanos). Só foram envolvidas duas turmas porque trata-se de uma escola pequena que só possui estas duas turmas do primeiro ciclo. Destas duas turmas, recebi 10 trabalhos e destes foi selecionado este por demonstrar mais rigor, criatividade e maior cumprimento dos requisitos pedidos.