O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Básica do Zambujal (Sesimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Ciclo do Eco Lápis

Memória Descritiva:
A banda desenhada que se apresenta a concurso foi elaborada pela aluna Pilar Neves Aguiar do 3º ano da E,B, do Zambujal de Sesimbra que tem 9 anos.
Na aula de expressão plástica, eu como coordenadora do Projeto Eco Escolas e como professora de expressões artísticas, apresentei o desafio aos alunos de em primeiro lugar desenharem um lápis que fosse uma personagem, então surgiram vários lápis de vários formatos.
De seguida noutra aula, expliquei-lhes o que era uma Banda desenhada e como era constituida.
Noutra aula li-lhes a história do Ciclo do Eco-Lápis com a qual ficaram maravilhados e foram pesquisar na internet nos computadores Magalhães.
Numa outra aula distribui-lhes uma folha A3 onde dividiram o espaço para o título, de seguida tiveram que dividir o restante espaço em 12 quadradinhos,(vinhetas), cada tira tinha que ter 3 vinhetas, sendo que seriam 4 tiras suficientes para contar a história.
Depois em grupos selecionaram as mensagens para cada vinheta e no fim juntaram todas as mensagens e cada um criou a sua Banda desenhada, associando as mensagens às personagens, neste caso incluíram o diálogo entre o eco lápis e a borracha.
Todos os alunos aderiram com entusiasmo a esta iniciativa e no fim houve uma votação em que a Pilar foi a vencedora.
Coordenadora do Projeto Eco Escolas
Professora Paula Gomes