O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Básica de Boca do Monte (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

BD Eco lápis

Memória Descritiva:
O trabalho foi realizado pela turma de 3.º ano. Primeiramente os alunos fizeram uma investigação, tendo sido apresentados aos alunos as brochuras do cartaz e o regulamento do concurso. Desde logo, os alunos mostraram-se muito entusiasmados em participar.
Decidiram, me grande grupo, que a Banda Desenhada deveria contar o ciclo de vida do lápis, porque poucas são as pessoas com esse conhecimento. Foi iniciado um trabalho em grupo de 3 alunos para concretização de um projeto para a BD. A turma escolheu o projeto mais atrativo. Entretanto, nesta fase de trabalho terminaram as aulas presenciais e foi necessário repensar a forma de avançar com o projeto. Numa aula síncrona por vídeo conferência, os alunos escolheram um colega para desenhar o projeto que estava escolhido. Seguindo esta dinâmica, foram escolhidas as cores predominantes, tendo-se optado pelo azul e verde, uma vez que são cores ligadas à natureza e ao meio ambiente. O trabalho foi mostrado à turma nas várias fases de execução para que todos se sentissem envolvidos e fossem acrescentando ideias e opiniões para melhorar o mesmo.