O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Colégio Bartolomeu Dias (Loures)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

A produção do EcoLápis

Memória Descritiva:
Foi um bocadinho difícil fazer este trabalho, mas eu até gostei. Eu devia ter começado mais cedo a fazer. Comecei por ler os documentos que o professor Cláudio enviou sobre a história da Faber-Castell e a produção do Eco-Lápis e depois decidi fazer uma banda desenhada com 18 vinhetas. Fiz vários desenhos sobre a forma de produção do lápis na fábrica.
Este projeto cativou bastante os alunos numa fase inicial, mas essa motivação acabou por se ir dissipando à medida que o tempo foi passando. Apesar de termos realizado o conselho Eco-Escolas através de sessões Zoom todas as semanas, os alunos que se inscreveram neste projeto não começaram a desenvolvê-lo atempadamente, apesar de terem sido chamados à atenção. A elevada carga de trabalho do Colégio e o facto de terem pouco tempo para se dedicar conduziu a que apenas um aluna se tenha mantido no projeto do Eco-Lápis. Todavia, essa mesma aluna quis, simultaneamente, desenvolver o projeto "Cozinhar em família", não se tendo conseguido dedicar a 100% a cada atividade, apesar do grande esforço demonstrado. Cheguei a alertar a aluna para escolher apenas um trabalho, visto que estava a ficar algo ansiosa e salientei a necessidade de se sentir feliz e algum prazer na consecução da proposta, mas esta é de ideias firmes e quis, até à última, realizar as duas tarefas a que se tinha comprometido. Relativamente à investigação sobre o tema, os documentos disponibilizados pela ABAE foram fundamentais para a recolha de informação necessária ao desenvolvimento da Banda Desenhada sobre o ciclo de vida do Eco-Lápis.