O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Memória Descritiva:
Escola Básica e Secundária de Paredes
Coordenadora Eco-Escolas: Professora Lídia Vale
Atividade: O ciclo de vida do EcoLápis da Faber-Castell
Trabalho desenvolvido em grupo turma (5ºE e 5ºG)
Tema: O Ciclo do EcoLápis
Objetivos: O trabalho tem como finalidade transmitir de forma explicita as diferentes fases que os lápis da Faber-Castell, têm desde a sementeira da árvore utilizada, Pinus Carebea, até à chegada às nossas mãos e a forma de sustentabilidade ambiental existente.
A Banda Desenhada foi dividida em duas partes, as personagens EcoLápis e a ilustração das diferentes fases da produção.
Foi apresentada a todos os alunos a brochura e o cartaz disponibilizado na página do desafio.
Salientou-se a importância da política Ambiental Florestal, que esta marca adotou. Tendo por base, um conjunto de compromissos permanentes da Empresa com o ambiente, que vão além das exigências da legislação existente, são eles: - Prevenir e minimizar os riscos ambientais, através da criação de iniciativas e práticas amigas do ambiente e melhorias contínuas dos processos. - Envolver e difundir entre os colaboradores, parceiros e a própria comunidade o Sistema de Gestão Ambiental. - Tomar decisões sempre baseadas no equilíbrio entre os aspectos ambientais, sociais e económicos.
Foi sugerido a todos os alunos do 5ºE e 5ºG que criassem a personagem EcoLápis. Para isso a professora de Educação de Complemento Artístico sugeriu a simbiose de um lápis comum com um elemento da natureza (animais e plantas). Iniciaram-se os esboços e os estudos, finalizado este passo, deu-se cor ao trabalho.
Numa segunda fase, os alunos já se encontravam em casa (interrupção das atividades letivas devido ao Covid-19). Assim sendo a professora repartiu o cartaz, de forma em que cada fase seria uma vinheta. Distribuiu as vinhetas pelos diferentes alunos, sugerindo para que estes acrescentassem o que achassem necessário atendendo à imagem e ao texto. Depois de realizado o trabalho os alunos fotografaram-no e encaminharam novamente para a professora. Foram selecionados os melhores trabalhos e integradas as diferentes personagens do EcoLápis, o texto foi copiado de forma integral do cartaz enviado, todo o trabalho foi tratado no Publisher.
Curiosidades: Em paralelo ao projeto de plantação de pinus, foram desenvolvidos também, três grandes sub-projetos ambientais, auto-sustentáveis, com o objectivo de preservar e incrementar a fauna e a flora nativa, presentes nas áreas de plantio da Faber-Castell.