O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Banda-desenhada Mafalda Bueso

Memória Descritiva:
Este projeto surgiu como complemento à abordagem do tema “Comunidades sustentáveis”, a par de outras atividades desenvolvidas neste âmbito, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (CMCGB), procurando educar para o consumo responsável e familiarizar os alunos com práticas de economia circular.
Analisado o conteúdo deste projeto, fez-se a sugestão à docente de Educação Visual (EV) do 2º ciclo, prof.ª Alice Gradíssimo, que prontamente acedeu à proposta, direcionando para os alunos de 5.º ano, uma vez que o conteúdo “Banda Desenhada” integra o currículo da disciplina nesse ano.
Na disciplina de EV em finais do 1º período e início do 2º período foram explorados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC). Abordaram-se conceitos de sustentabilidade alimentar, desperdícios e reutilizações; alterações climáticas: degelo/inundações; questões de cidadania: Igualdade de género; Pobreza e o conceito de aldeia global. No 2º período, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi abordado o conceito de desenvolvimento sustentável, pela Equipa Eco-Escolas do CMCGB.
O desafio da produção da banda desenhada foi lançado aos alunos, já no terceiro período, em fase de confinamento devido à pandemia da covid-19, tendo sido, por isso, os trabalhos produzidos individualmente.
O trabalho teve início com o estudo da gramática da Banda Desenhada. Para facilitar a conhecimento do ciclo de vida do EcoLápis, foram enviados aos alunos, vídeos disponíveis na internet, sobre a Faber-Castell e o ciclo de vida do EcoLápis, para visionamento em atividade assíncrona. Em aula síncrona, foram explorados, a “Brochura do Ecolápis” e o “Cartaz Ciclo de Vida do Ecolápis”.
Com base na informação fornecida, os alunos procederam ao estudo das personagens e à redação das suas narrativas, que usaram para a elaboração do guião da sua banda desenhada, tendo enviado à professora de EV, para correção. Seguiu-se então, o processo da representação gráfica e a criação da banda desenhada, numa prancha, com a história completa.
Os alunos foram recetivos ao desafio e criaram bandas desenhadas muito diferentes na narrativa e na sua expressão gráfica em BD. Alguns centraram-se mais na preservação da floresta e no projeto de reflorestação da Faber-Castell, outros, no seu processo de produção industrial e outros ainda, nas escolhas do consumidor e cuidado no seu manuseamento e utilização.
O trabalho da aluna Mafalda Bueso, da turma 5.ºA, é detentor de um bom equilíbrio entre a qualidade artística que o diferencia dos demais e a mensagem simples de preservação dos recursos naturais, em particular da floresta, através do uso responsável de produtos consumíveis como os lápis, corroborada na substituição gráfica das árvores pelos lápis, numa linguagem infantil própria deste nível etário. Para a elaboração do seu trabalho, a aluna usou papel cavalinho A4, lápis de cor e caneta de ponta fina para os textos e contornos. A Mafalda construiu a página de BD com 13 vinhetas de diversos formatos, tendo conferido maior dinamismo entre cenas. É de salientar a vinheta circular que, sendo a que marca o princípio da história, é nela que está representado o título construído sobre uma linha curva que acompanha a circularidade da vinheta e consequentemente a metáfora da vida. Esta vinheta está ainda situada ao nível do ponto que marca o olhar do observador, segundo as regras de construção de imagens, à sua volta a história constrói-se baseando-se no ciclo: floresta/lápis. Os diversos balões (fala normal, pensamento, musicais, grito, pensamento, interrogativo, coletivo) foram usados de forma criativa no uso do espaço, saíram da vinheta tendo potenciado um efeito visual bastante interessante. O uso de colagem (técnicas mistas), observado na 3ª vinheta conferiu um aspeto realista contrastante com a expressão infantil inerente a este grupo etário. A aluna utiliza diversos planos embora se tenha centrado mais no plano de conjunto e plano médio.