O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Básica de Oliveira S. Mateus (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Memória Descritiva:
Memória descritiva
Este desafio surgiu da pesquisa com o grupo dos Mateusinhos (3 aos 6 anos) sobre a pesquisa de atividades e projetos que pretendiam desenvolver ao longo do ano no programa Eco Escolas. A escolha deste concurso - O Ciclo do Ecolápis – Desafio Faber-Castell, teve por objetivo primordial sensibilizar as crianças/escola e família para a escolha e utilização de materiais de expressão e comunicação produzidos de forma sustentável, preservando o mais possível, o ambiente.
Através de momentos de discussão e partilha de atividades de rotina semanal, decidimos que os participantes na ilustração do trabalho seriam as crianças de 5 e 6 anos. Na construção do texto, todo o grupo de 21 crianças dos 3 aos 6 anos.
O trabalho iniciou ainda em tempo letivo presencial (março), respeitando as diretrizes da categoria “Submissão a concurso” - Banda Desenhada deverá ser desenvolvida em 1 ou, no máximo, 2 páginas individuais, tamanho A3 ou A2, na horizontal ou vertical.
O desafio foi entretanto e devido à situação que vivemos de ensino à distância, terminado em casa, pelo grupo de crianças que o iniciou em tempo letivo, de forma organizada e responsável, com o apoio da educadora. Esta atividade fez parte de um portefólio de atividades sobre o ambiente e a sustentabilidade a realizar com as crianças e as respetivas famílias.