O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

O Ciclo de vida do Ecolápis

Memória Descritiva:
ESCOLA BÁSICA 1.2.3/PE BARTOLOMEU PERESTRELO
Desafio Ciclo do Ecolápis – Faber- Castell
Memória descritiva do trabalho:
Na turma seis, do sexto ano, foi desenvolvido na disciplina de Educação Tecnológica, o conteúdo: ”Processos de utilização, fabrico e construção.” Assim sendo, foi abordado nas aulas o impacte ambiental dos processos de extração de matérias-primas.
Por sugestão da Coordenadora do Projeto Eco-escolas, em participarmos no desafio O Ciclo do Ecolápis, desencadeamos todo o processo para ver a sua exequibilidade: analisamos o regulamento do concurso e promovemos um pequeno debate entre os alunos sobre este desafio. Neste debate, os alunos foram alertados para a reciclagem, factor imprescindível para a redução da quantidade de resíduos e para a poupança dos recursos naturais disponibilizados pelo nosso planeta. Surgiu, então, a ideia de participar com a criação de uma banda desenhada sobre o ciclo de vida do Ecolápis, onde se conta a sua história de vida. Para o desenvolvimento deste desafio, os alunos propuseram alguns subtemas e, por votação, venceu “Reciclar é o que está a dar!”. Seguidamente, os alunos começaram a elaborar pequenos registos gráficos para este trabalho e … veio a pandemia! Esta obrigou ao encerramento das escolas, mantendo-se, no entanto, o ensino à distância, privando todos os envolvidos no processo de um contacto físico, direto.
O desenvolvimento do trabalho foi continuado em casa, com a família, sob as orientações das professoras, seguindo as regras do concurso. De entre os trabalhos realizados, foi selecionado o da aluna, nº 19, NiKol RudaKova, de 11 anos, pelas suas caraterísticas e qualidade.
Funchal, 29 de maio, 2020
Professora: Lucília Freitas