O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

O Ciclo do Ecolápis

Memória Descritiva:
Relativamente ao presente trabalho, o tema foi lançado a alunos de 4º ano, através da plataforma Google Classroom, com a qual a escola está a trabalhar no ensino à distância. Um aluno do 4º ano B revelou interesse em desenvolver a atividade. A partir das informações dadas pelo programa Eco-Escolas, o aluno fez pesquisa em casa, na internet, recolheu informação importante sobre o assunto e elaborou a BD, dando sempre feedback à coordenação Eco-Escolas do desenvolvimento da mesma. Este trabalho foi supervisionado pelos encarregados de educação que, prontamente, se disponibilizaram para acompanhar o seu educando nesta tarefa. Foi enviado um email à coordenação, pelos pais, dando conta dos passos seguidos na execução da BD:
1) o aluno organizou a folha, criando as vinhetas, as tiras, enfim, estruturando a prancha, de modo a pensar em quantas vinhetas e tiras e tudo o resto iria precisar, para conter o guião que o aluno tinha elaborado;
2) foi feito um modelo da prancha, no computador, recorrendo a um software de desenho para criar a grelha final;
3) o aluno fez os desenhos na prancha, transcrevendo-os de um primeiro rascunho por ele elaborado, e adaptou/limou algumas arestas na transposição do rascunho que tinha feito a lápis para o modelo impresso;
4) depois, passou com uma caneta fina preta por cima do lápis, de modo a ficar tudo mais destacado;
5) por fim, escolheu as cores e pintou os desenhos e as paisagens e cenários de fundo de cada uma das vinhetas.
Finalizado o trabalho, este foi enviado à coordenação através da plataforma acima mencionada.