O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Básica 2,3 de S. Torcato (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Ciclo de vida de um lápis.

Memória Descritiva:
Nome do desafio: “Ecolápis” – “Ciclo de vida de um lápis”.
Estabelecimento de Ensino: Escola Básica de S.Torcato
Professora coordenadora da atividade: Paula Lopes (Coordenadora do programa Eco-escolas).
Turmas envolvidas: turmas do 5.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 anos e os 13 anos.
O desafio foi desenvolvido em fases diferentes. Numa primeira fase, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais, foi lançado o desafio sobre a forma de concurso a todos os alunos do 5.º ano de escolaridade da escola. Estes tiveram a oportunidade de contactar com os objetivos do desafio e respetivo regulamento. Os alunos desenvolveram as suas propostas durante o final do segundo período e início do terceiro período, já em contexto do E@D. Foram seleccionados os melhores trabalhos. Os vários trabalhos serão afixados na vitrina do Eco-Escolas. Pretende-se com este desafio sensibilizar toda a comunidade escolar para que antes da compra de qualquer produto, é importante lembrar que, tudo o que consumimos tem uma história de vida à qual se dá o nome de “ciclo de vida”. Esta história começa na extração das matérias-primas necessária para produzir cada produto e termina quando se deita fora o produto, após a sua utilização/consumo.
Assim, ao se deitar fora um produto, todas as etapas do seu ciclo de vida, em maior ou menor grau, estarão presentes. Por exemplo, todas as matérias-primas que foram extraídas da natureza e foram usadas no processo de fabricação; a energia e a água utilizadas para transformação desses produtos; a mão-de-obra utilizada; o combustível usado no transporte, tanto das matérias-primas até o local de fabricação dos produtos, como dos produto até ao local onde serão expostos para venda; e o combustível usado para levar os produtos do local onde estavam expostos para venda, até ao local onde vão ser utilizados até ao fim da sua vida útil.
A participação neste desafio foi divertido e muito enriquecedor!