O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Banda Desenhada T09 E.B. Chouselas

Memória Descritiva:
Memória descritiva
O tema da Economia Circular tem sido abordado de forma indireta ao longo dos dois últimos anos de escolaridade. Sempre que realizamos trabalhos que implicam a reciclagem, a reutilização de materiais o assunto está presente.
Os lápis são um instrumento de trabalho diário nas aulas, mas a verdade é que raramente pensamos na forma como são construídos. A atividade proposta pela ABAE, em colaboração com a Faber-Castell, possibilitou a exploração do ciclo do lápis.
Quando efetuamos a inscrição da nossa escola nesta atividade estávamos longe de imaginar o que iria acontecer no mundo. No entanto, tivemos de nos adaptar e a forma como planifiquei o trabalho com os alunos foi, obviamente, alterada.
Assim, numa das aulas síncronas, foi explorado o Ciclo do Eco-lápis recorrendo ao cartaz disponibilizado pela Faber-Castell. De seguida, acrescentamos alguns elementos à história de forma a introduzir a personagem ECO-LÁPIS. Foi ainda explorado um kit que exemplifica o processo de fabrico de um lápis. A história foi então dividida para que cada aluno pudesse ilustrar uma parte (uma vinheta). E essa constituiu a proposta de trabalho individual. Este trabalho realizado em casa teve a vantagem de envolver os pais/ família numa atividade que, de outra forma, seria integralmente concretizada na escola.
O trabalho que se seguiu (elaborado pela docente) foi essencialmente de recolha e de organização das vinhetas.
Apesar de todas as condicionantes, penso que o trabalho decorreu de forma bastante proveitosa. Os alunos descobriram como um objeto essencial do seu trabalho diário pode contribuir para a sustentabilidade de um ecossistema e perceberam que os lápis (de cor ou não) podem também ser ecológicos. Outro dos aspetos positivos deste projeto, e já referido anteriormente, foi o envolvimento da família.
Como diziam as crianças no final da atividade, a partir de agora temos de estar atentos, pois “Para a Floresta salvar, com o eco-lápis da Faber-Castell vamos pintar!”.
Trabalho realizado pelos alunos da Turma 09 da Escola Básica de Chouselas (Agrupamento de Escolas D. Pedro I, Canidelo, Vila Nova de Gaia), orientados pela professora Sandra Mendes.