O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

BD O Ciclo do Ecolápis

Memória Descritiva:
INTERVENIENTES
Escola EB 2/3 Sophia de Mello Breyner
Alunos das Turmas 5ºC, 5ºE e 5ºI
Coordenação deste Projeto: Profª Pilar Carvalho
IDADES
10, 11 anos
METODOLOGIA
Este projeto foi desenvolvido no 2.º período, envolvendo várias disciplinas que trabalharam em articulação (DAC), nomeadamente as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Português, Matemática, Educação Tecnológica e Educação Visual.
Os alunos pertencentes a três turmas do 5.º ano realizaram o trabalho de pesquisa relativo ao Ciclo do Ecolápis nas aulas de Cidadania e Ed. Tecnológica, focando a sua atenção na produção de lápis de forma sustentável. Em português, foi desenvolvido o guião da BD, que foi realizada em Ed. Visual, com a colaboração da disciplina de matemática na medição e traçado das tiras e vinhetas.
No final, fez-se a seleção da Banda Desenhada que iria representar os trabalhos dos 77 alunos envolvidos no projeto.
ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Esta atividade foi desenvolvida ao longo de um mês e meio, em trabalho de projeto. Foi uma atividade em que os alunos se empenharam, duma forma criativa.
O facto de se tratar do processo de fabrico do lápis, um dos materiais mais usados pelos alunos, criou proximidade entre os alunos e o assunto a explorar, facilitando as aprendizagens.
Simultaneamente, os alunos ficaram muito sensibilizados para a necessidade dos cuidados com o ambiente, por parte das fábricas. No que respeita à Faber-Castell, puderam verificar essa preocupação, com o Ecolápis.
MATERIAIS
Papel de desenho, formato A3
Meios riscadores – lápis de cor e canetas de ponta fina