O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da(s) prancha(s):

Memória Descritiva:
O Ciclo do Ecolápis – Desafio Faber-Castell
Memória descritiva
Ana Cláudia Soares Ferreira 11º E
Agrupamento de Escolas nº1 de Marco de Canaveses
Apresentação do trabalho
A Banda Desenhada que realizei tem o título “Ciclo Colorido”.
A história é sobre uma apresentação feita pelo Eco-Lápis sobre o seu Ciclo de Vida, cuidados que devemos ter com os lápis e a sua utilização.
Como mensagem final escolhi referir que, ao usar os Eco-Lápis, cuidamos do ambiente enquanto somos criativos.
Realizei as duas pranchas da BD em duas folhas A3.
Como materiais utilizei lápis de grafite, lápis de cor, aguarelas, marcador preto e caneta de ponta fina preta.
O trabalho foi realizado em aulas não presenciais e orientado pela professora de Desenho A.
Investigação sobre o tema
Para realizar a Banda Desenhada realizei uma leitura atenta da Brochura do ECOLÁPIS e do Cartaz ciclo de vida do ECOLÁPIS da Faber-Castell.
Investiguei também sobre processos de realização de uma Banda Desenhada.
Foi necessário pesquisar ainda os objetivos de um lápis ecológico.
Envolvimento do aluno
Na disciplina de Desenho A os lápis, de grafite de cor, são um equipamento de registo indispensável.
Foi muito interessante realizar este trabalho porque não conhecia muitas bandas desenhadas e fiquei a perceber que é um bom processo para divulgar uma mensagem!
Fiquei a conhecer o processo de fabrico de um lápis e, em particular o Ecolápis da Faber-Castell, perceber a sua história de vida à qual se dá o nome de “ciclo de vida”.
Considero muito importante o respeito pela natureza e pelo meio ambiente pois é necessário cada um fazer a sua parte para salvar o ambiente, mesmo com um pequeno ato como usar lápis ecológicos.