O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Grande Colégio Universal (Porto)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Memória Descritiva:
O desafio do “Ciclo do Ecolápis” veio no seguimento das temáticas relacionadas com a proteção do ambiente que temos vindo a desenvolver ao longo deste 3.º período. Quando foi proposto o desafio à turma, os alunos demonstram logo interesse e motivação para a sua realização. Numa primeira fase, fizeram o trabalho de pesquisa acompanhados pelos pais que foram supervisionando todo o trabalho desenvolvido. Posteriormente, organizaram a informação recolhida e iniciaram então a elaboração da banda desenhada. Foi interessante observar como as suas ideias eram tão variadas e como mostravam entusiasmo quando contavam que concluíram mais uma etapa do trabalho. Fomos conversando acerca do trabalho, sobretudo das dificuldades que estavam a sentir, partilhando assim as vivências que este desafio estava a proporcionar.
Chegado o dia da apresentação, todos demonstravam muita vontade em apresentar a banda desenhada elaborada. Alguns alunos, dotados de expressividade, contaram a história do Ecolápis e do seu “percurso de vida”. Outros, mais tímidos e com meias palavras, também apresentaram a história deste amigo que tinham ficado a conhecer. No final, o resultado foi bastante positivo. Os discentes estavam felizes pelo trabalho que elaboraram, por terem realizado novas aprendizagens e por superarem mais um desafio. Quanto à professora, estava muito satisfeita com o empenho dos seus alunos, com a sua criatividade e interesse em alargarem os seus horizontes.