O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Básica de Saboia nº1 (Odemira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Memória Descritiva:
O ciclo do Ecolápis
O trabalho foi iniciado numa aula de Educação Visual, na turma A do 6.º ano antes do encerramento da escola. O docente apresentou a informação da brochura do Ecolápis e disponibilizou um documento com a proposta da atividade aos alunos. Cada aluno criou a sua história em banda desenhada. Durante o confinamento, foi solicitado a continuidade do mesmo junto aos alunos da turma e até ao momento apenas um dos alunos enviou foto e breve descrição do trabalho realizado.
O objetivo do trabalho em banda desenhada, foi criar uma história simples mas apelativa que começa com a apresentação do Ecolápis, o qual vai contar a sua história de vida. Começa com a extração das matérias-primas através da exploração das plantas pelos seres humanos. Mostra que a transformação da madeira, permite obter produtos que são importantes para o modo de viver atual dos seres humanos, como o Ecolápis, entre outros.
Na breve descrição, o aluno indicou que utilizou várias cores na realização do desenho, destacando-se o verde, o amarelo e o laranja, por serem cores atraentes. O verde representa o meio ambiente, a cidadania e a sustentabilidade; o amarelo para o conhecimento, por ser uma cor representativa em que todos conhecem mas que para a maioria das pessoas passa despercebida, porque é imprescindível continuar a sensibilizar para a tomada de ação a favor do meio ambiente e o laranja por ser uma cor vistosa e que está de mãos dadas com o rigor e a disciplina.
No fim da banda desenhada fica evidente a utilidade do Ecolápis, em casa ou na feira, culminando em lucro e consumo consciente em que o ambiente agradece.