O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Sec. Francisco Franco (Funchal)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da(s) prancha(s):

O Ciclo do Ecolápis

Memória Descritiva:
O presente trabalho foi orientado e realizado no âmbito do Projeto Eco-Escolas, obedecendo às seguintes fases:
1- Divulgação do Projeto Ecolápis junto das turmas da escola e do Grupo de Artes;
2- Inscrição dos alunos (apenas três alunas se inscreveram, duas do 10.º e uma do 12.º);
3 - Investigação por parte das alunas,sobre o tema através da Brochura do Ecolápis, Cartaz do Ciclo do Ecolápis; sites alusivos à preservação da Floresta Amazónica (fauna e flora) e da empresa Faber- Castell;
4- Orientação dos trabalhos nos tempos do Projeto Eco-Escola da Escola. Inicialmente de forma presencial, depois por videoconferência e email;
5 - Conclusão das BDs; e
6- Escolha do trabalho vencedor.
O trabalho vencedor é da autoria da aluna Laura Viveiros que para além da preocupação de ilustrar o ciclo do Ecolápis, teve também o cuidado, e gosto, em criar a personagem "Lucas", uma cacatua, com o objetivo de nos alertar para o risco da extinção das aves exóticas, bem como da sua comercialização ilegal. Estabelece ainda uma relação de amizade entre o "Lucas" e o Ecolápis "Fábio", demonstrando como é possível conciliarmos a necessidade do uso dos recursos florestais, mas sem comprometermos a sua sustentabilidade.