O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Colégio Luso Internacional do Porto - CLIP (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Eco Pencil_A life cycle story

Memória Descritiva:
Este trabalho representa o ciclo de vida de um lápis embuído de uma missão muito especial - a disseminação de sementes de plantas autóctones. No momento da sua concepção, foi transformado num vector de nova vida, pela integração do protótipo de uma nova vida no seu corpo.
Chegado o final do seu tempo de utilização para a aprendizagem e desenvolvimento do Gaspar, o seu jovem detentor, o lápis foi inserido naquele que se tornaria o local favorito do rapaz!
O trabalho envolveu a pesquisa no sentido de perceber não apenas como se produz um lápis, mas também quais as necessárias matérias-primas para a sua produção, custo ecológico de produção e valor de utilização em vez de outros materiais de escrita (como uma caneta, que usa tinta e é feita de plástico).
Foi ainda analisada a origem do Ecolápis, assim como inserida uma sugestão de como este lápis poderia tornar-se bastante mais ecológico, finalizando o ciclo de utilização com uma perspectiva de economia circular.
Todo o trabalho de execução foi realizado pelo aluno Gaspar Couto, enquanto parte interessada da Escola na dinamização do ideal ecológico e enquanto pessoa criativa e dinâmica na procura de melhores soluções para os problemas e desafios interpostos ao desenvolvimento sustentável. A sua pesquisa foi orientada pelos docentes responsáveis pelo programa Eco-Escolas no CLIP e permitiu uma aproximação ao espaço escolar e à continuação de projectos verdes neste tempo de confinamento domiciliário.