O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco (Porto Santo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Memória Descritiva:
Foi lançado o desafio aos alunos através da página do Facebook da Escola. Apenas concorreram alunos do 6º ano. O trabalho escolhido para representar a nossa escola fez-se acompanhar também de uma memória descritiva: "Esta banda desenhada foi realizada a partir da pesquisa efetuada ao ciclo de vida do Ecolápis da Faber-Castell nos documentos facultados pela professora de Ciências Naturais e na internet.
Durante a realização deste trabalho senti algumas dificuldades em fazer os desenhos correspondentes a cada vinheta, pois não tenho muito jeito para desenhar.
No entanto, fiquei a conhecer melhor o ciclo do Ecolápis da Faber-Castell, assim como, a principal preocupação desta fábrica de lápis, isto é, garantir a segurança dos seus produtos, preservar o meio ambiente e responder às exigências especiais de crianças em idade pré-escolar, acompanhando-as por toda a sua vida, até à idade adulta.
É sem dúvida, um exemplo para todas as fábricas, pois a partir de 1980, a Faber-Castell passou a trabalhar exclusivamente com madeira plantada, criando o seu maior projeto, na região de Prata, Minas Gerais, Brasil, tornando-se o único produtor de lápis de madeira no Mundo, com um programa de plantação próprio.
Plantar por um futuro melhor, não só árvores, mas também a consciencialização de preservar, é a filosofia da Faber-Castell. Afinal, uma Empresa que atua fortemente na esfera educacional, tem que dar o exemplo a ser seguido.
E nós, se queremos ser amigos do ambiente e contribuir para a sua preservação temos de ter atitudes conscientes, reduzindo, reutilizando e reciclando o lixo e cuidando das árvores.