O Ciclo do Ecolápis – Trabalhos 2020

Colégio de Amorim (Póvoa de Varzim)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da(s) prancha(s):

Cartaz Ecolápis - Colégio de Amorim

Memória Descritiva:
O Cartaz Ecolápis foi pensado pelos membros do conselho Eco-Escolas, alunos e professores coordenadores, bem como pelos professores de Educação Visual. A sua elaboração ficou a cargo das alunas Fátima Araújo e Luísa Lima, da turma A do sexto ano, em conjunto com a professora de Educação Visual, Carla Silva, e professores coordenadores. Para o efeito, foi elaborado um trabalho de investigação sobre o ciclo do Lápis, passando pelas várias etapas, desde a seleção da madeira até ao momento que chega às nossas mãos.
Para a sua elaboração, partiu-se do lema da nosso Colégio “O futuro fazemos agora”. Para tal, escolheu-se como base a personagem Ecolápis, que ao longo do cartaz vai deixando mensagens de cada etapa do processo de fabrico do Lápis.
As etapas abordadas no cartaz são: seleção da madeira (visto nem toda poder ser utilizada); transporte até à indústria de fabrico; produção de energia, a partir do seu fabrico (logo torna o processo mais sustentável para o ambiente); tratamento e secagem das placas selecionadas; armazenamento e embalamento.
De referir que, no Colégio de Amorim, as pontas dos lápis, juntamente com outro material escolar já não utilizado pelos alunos, são reaproveitadas e doadas a uma Associação Não Governamental - “Na Rota dos Povos” -, que as encaminha para crianças carenciadas, região de Catió, da Guiné Bissau. Deste modo, apelamos e fomentamos, junto da nossa comunidade escolar, para o uso racional deste material assim como para o reaproveitamento das suas pontas (que, por vezes, ainda têm uma dimensão “generosa”), reunindo-as no local destinado para o efeito e não no caixote do lixo. Os lápis em final de vida para os nossos alunos assumem uma função bastante importante no processo ensino-aprendizagem para outras crianças, nomeadamente em regiões do planeta muito carenciadas. Desta forma todos trabalhamos para a obtenção de um Planeta cada vez mais SUSTENTÁVEL.
Os materiais usados foram os seguintes:
Folha A3, lápis, marcadores e caneta preta de ponta fina.