Geração Verdão – Trabalhos 2020

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira)

Escalão: 1º escalão: escolas com 3º ciclo, secundário e profissional

Nome e idade do(s) aluno(s):
Ficha técnica:
Roteiro | Construção do cenário/ personagens | Fotografia | Montagem
Tiago Andrade, Sónia Fraga, André Almeida, Daniela Rodrigues, Juliana Leça, Luísa Ferreira, Diogo Reis, Joana Pinto, Débora Guimarães, Tiago Carvalho, Bruna Almeida, Bruna Resende, Ana Neto, Márcia Silva, Márcio Aguiar, Raquel Familiar, Xavier Brito. Sonoplastia | Captura de áudio através de gravador | Freesound
Idade dos alunos - compreendidas entre 15 e 18 anos

Título do Vídeo/Spot:

Guião do Vídeo/Spot:
O vídeo “A vida de uma embalagem: Desde pequenos temos que aprender a cuidar do nosso planeta!” traduz o percurso de vida de uma garrafa plástica para o transporte de iogurte líquido, normalmente fabricada com Polietileno de alta densidade (PEAD).
Após o fabrico das embalagens, estas são transportadas para as empresas produtoras de iogurte onde são cheias com o líquido alimentar, devidamente rotuladas, e em seguida distribuídas para os supermercados onde ficam disponíveis para o consumo da população.
Uma grande parte da população mundial não tem consciência da importância da reciclagem como estratégia de preservação dos recursos naturais, e acaba por deitar a embalagem para o lixo indiferenciado ou até mesmo no chão. No vídeo, o adulto, depois de beber o iogurte, livra-se da embalagem introduzindo-a num ecossistema aquático, acabando a mesma por ser levada até ao mar. Aí poderá permanecer dias ou até mesmo anos até chegar a uma praia, onde alguém com consciência ambiental, neste caso uma criança, a encontra e leva para o ecoponto amarelo. Destes locais de recolha, as mais diversas embalagens são levadas para empresas de triagem e reciclagem e aí, por fim, poderão ser utilizadas para recuperação da matéria-prima, de novo disponível para a empresa de origem, fechando-se assim o seu ciclo de vida.

Vídeo/Spot:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.