Geração Verdão – Trabalhos 2020

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Nome e idade do(s) aluno(s):
O trabalho foi elaborado pelo aluno Xavier Batista Neves, do 4º ano de escolaridade da Escola Básica nº1 de Arganil com idade de 9 anos.

Cartaz sobre ciclo de vida de uma embalagem:

Memória descritiva:
O cartaz digital apresentado surge na sequência do trabalho desenvolvido pela turma no âmbito do projeto «Geração verdão».
Os alunos executaram uma grande parte das atividades do manual do professor quer nas aulas de projeto, quer nas aulas de Expressão Plástica, incluindo a exposição de trabalhos na escola e sensibilização a outras turmas.
Estiveram envolvidos no trabalho 21 alunos do 4º ano das turmas do 4ºA que apresentaram, individualmente o seu projeto. Entre todos eles, a turma selecionou o do aluno Xavier Batista Neves pela clareza da informação e produto final – o brinquedo (comboio).
Como o trabalho não ficou concluído antes do confinamento provocado pela pandemia do COVID-19, e porque este aluno continuou a frequentar a escola beneficiando de um regime especial com suporte legal, sendo a Escola Básica nº1 de Arganil a escola de acolhimento, combinou-se a sua conclusão com o apoio da docente titular de turma e da animadora pedagógica do «Clube Girassol» da escola.
Contudo, para a elaboração do cartaz digital recorreu-se a uma docente do curso de multimédia da Escola Secundária de Arganil, pertencente ao nosso agrupamento, que se deslocou à escola por várias vezes para, conjuntamente com o Xavier e a docente titular de turma, elaborarem o cartaz a partir da maqueta previamente elaborada manualmente.
As imagens foram digitalizadas, o texto passado para «Word» e o programa utilizado o «Illustrator».
Destaca-se o envolvimento do aluno na aprendizagem e utilização do «illustrator».
O projeto foi realizado com recurso à técnica de Banda Desenhada, sendo o cartaz digital produzido com recurso às seguintes técnicas e ferramentas:
• Word
• Digitalizações de ilustrações
• Illustrator
Intervenientes
• 21 alunos do 4º ano, turma A
• Xavier Batista Neves (aluno)
• Docente da turma do 4ºA, Eugénia Salgado
• Docente do curso de multimédia, Vânia Silva