As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
6º ANOS

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
No dia 5 de Fevereiro realizou-se uma oficina para os alunos do 6ºano, turma B e D, sobre a construção de ninhos. O objetivo desta atividade visou principalmente a sensibilização da população mais jovem para a fase conturbada que as aves e insectos enfrentam neste momento.
Nesta atividade os alunos aprenderam a reconhecer a importância dos ninhos e comedouros nos jardins, de forma a promover a biodiversidade não só dos centros urbanos mas também nas nossas áreas rurais. Foram ainda administrados conhecimentos sobre a sua correta colocação, assim como os cuidados necessários a ter na sua futura manutenção.
Foram apresentados diversos tipos de ninhos elaborados com diferentes materiais.
A actividade contou com a colaboração da LIPOR
A atividade realizada contribuiu para desenvolver alguns objetivos definidos no Projeto Educativo do Agrupamento. A saber:
-Educar para a cidadania;
-Implementar uma cultura de identidade do Agrupamento;
-Envolver os encarregados de Educação nas atividades do Agrupamento;
-Sensibilizar a comunidade educativa para a defesa do ambiente e da Natureza.
Espera-se que a atividade tenha contribuído para motivar e promover o gosto dos alunos pela Escola, desenvolvido o sentido de solidariedade, responsabilidade e cooperação entre os seus pares. Houve um envolvimento dos alunos fomentando assim o gosto pela aprendizagem