As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Instituto Vaz Serra (Sertã)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
Alunos das Turmas A e B dos 8.º e 9.º anos

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Para atrair e fixar as aves ao espaço da nossa Escola decidimos construir ninhos, comedouros e bebedouros.
Em trabalho colaborativo entre alunos das turmas do 8.º Ano (A e B) e do 9.º ano (A e B), no âmbito de atividades interdisciplinares que envolveram nomeadamente a disciplina de EV, os alunos colocaram mãos à obra.
Materiais para Ninhos
Madeira
Cola
Pregos
Suportes metálicos
Tintas
Lixa
Ferramentas (martelo, serrote, pinceis trinchas)
O mais importante é que o ninho seja adequado para as aves que se vão abrigar, com uma entrada adequada e que não deixe entrar água.
Depois de desenhado esquema da caixa, procedeu-se ao corte das madeiras, a sua montagem com pregos e cola. Depois de seca a cola as caixas foram decoradas com tinta que ajuda a madeira a impermeabilizar e aumenta a sua resistência aos efeitos do clima.
Materiais para os bebedouros/comedouros
Garrafas de plástico usadas
Pacotes tetrapack
Embalagens de plástico
Tesoura/x-ato
Utilizando um pacote tetra pack de 1 litro, previamente limpo e seco, corta-se com o auxílio de um x-ato abrindo uma janela para fazer uma pequena aba, de forma a proteger o interior da chuva.
Nas garrafas, faz-se uma abertura lateral para acesso à colocação da comida e para que as aves se possam alimentar e beber.
Considerando que a nossa Escola, entretanto encerrou, não foi possível colocar os ninhos, os comedouros e os bebedouros nos locais.