As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 de D. Fernando II (Sintra)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
5ºano

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
A observação ocorreu no meu jardim entre os dias 18 e 22 de maio na região de Sintra. Tentei tirar fotos mas não consegui. Para fazer a a ficha das espécies no powerpoint, pesquisei em vários sites e no Guia das Aves da Editorial Estampa. As fotos, os mapas e o estado de conservação das espécies observadas foram retirados de vários sites, como Wikipédia, Wikimedia, Oiseaux.net; Infoescola; Pinterest; Olhares.com; Gulbenkian.com; theuniplanet.com e Youtube.
Breve descrição da observação:
Gaio-Comum Garrulus glandarius
Foi avistado apenas um Gaio embora suspeito ter observado 2 no meu jardim. O Gaio avistado e que foi confirmado foi avistado numa laranjeira, numa manhã muito quente 25-26ºC.
Pisco-de-peito-ruivo Erithacus rubecula
O pisco de peito ruivo é muitas vezes avistado no meu jardim. É muito comum vê-lo.
O número de indivíduos observados não é muito preciso. Nunca tenho a certeza se vejo mais do que um ou se o que estou a ver já o tinha visto. O que sei é que se não foram sempre os mesmos formam provavelmente vistos um ou dois no máximo quando os vejo. Aproximam-se bastante (quer em arbustos quer no chão, talvez uns 2m).
Melro-preto Turdus merula
Tal como o pisco-de-peito-ruivo também é muito comum vê-lo. O número deste também é impreciso. Já vi melros adultos e juvenis. Infelizmente retirei esta Ficha porque só dá para enviar 4 Fichas.
Alvéola-branca Motacilla alba
A Alvéola-branca foi um caso raro. Nunca tinha visto uma antes no meu jardim.
Só foi avistado um único indivíduo.
De repente vejo uma a pousar no relvado. Não ficou lá muito tempo e levantou voo. E nos restantes dias não voltou.
Chapim-real Parus major
O Chapim-real costuma ver-se algumas vezes no meu jardim. Suspeitei que fossem 3 indivíduos, foi o que me pareceu quando os vi. Mas sempre que os vejo é em árvores ou arbustos, não no chão.